22/08/2023

Sesc já entrega convites para “Caixeiras do Divino”

imagem-43612

O Sesc de Guarapuava já está entregando convites para a apresentação do grupo Caixeiras do Divino que acontecerá no sábado (13), às 20 horas. A entrada é gratuita, mas os convites precisam ser retirados com antecedência. 

O grupo das Caixeiras do Divino, de São Luis do Maranhão – composto por Dona Maria Rosa, Dona Maria O de Jesus, Dona Zezé de Iemanjá, Dona Rosa Barbosa e Dona Rosa Dias – vai cantar e tocar o tradicional som da festa do Divino Espírito Santo. A apresentação é parte da 14ª edição do Sonora Brasil – Formação de Ouvintes e faz parte do projeto Sagrados Mistérios: vozes do Brasil.

A festa do Divino Espírito Santo se destaca como um dos mais importantes festejos da cultura popular do Maranhão, ocorrendo em várias cidades de cidades. Toda festa do Divino gira em torno de um grupo de crianças que, durante o período dos festejos, são vestidas com trajes nobres e tratadas com regalias. 
A festa com cunho religioso pode durar até 15 dias. No Maranhão, essa festa está diretamente ligada às religiões afro-brasileiras. Segundo o Sesc, entre os elementos mais importantes da festa do Divino estão as caixeiras, senhoras devotas que cantam e tocam caixas acompanhando todas as etapas da cerimônia. Elas  são responsáveis por  conhecerem todo o ritual e o repertório relacionado, que é vasto e variado, e ainda precisam ter a habilidade do improviso para responder a situações imprevistas no decorrer das etapas.

Dona Maria Rosa, Dona Maria de Jesus, Dona Zezé de Iemanjá, Dona Rosa Barbosa e Dona Rosa Dias, as caixeiras do Divino de São Luis do Maranhão, apresentarão as várias etapas do festejo através de seus respectivos cânticos, acompanhados das caixas.
O canto, ora em uníssono ora a duas vozes, pode apresentar variações na melodia principal, como ocorre tradicionalmente nas práticas da tradição oral, e suas características interpretativas traduzem a força alcançada pela relação de devoção ao Divino Espírito Santo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.