SESCAP-PR de Guarapuava realiza certificação digital - RSN
22/08/2023
Cotidiano

SESCAP-PR de Guarapuava realiza certificação digital

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Guarapuava – Os empresários guarapuavanos que precisam fazer ou validar a Certificado Digital devem se apressar. O Sindicado das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Pesquisas e Informações do Paraná (SESCAP-PR) está organizando uma listagem de empresas interessadas em fazer a certificação. Com base na instrução normativa 696, de 14 de dezembro de 2006, é necessário o uso de Certificado Digital para poder entregar a Declaração de Imposto de Renda – Pessoa Jurídica 2008. Em Guarapuava, o SESCAP-PR é o único órgão disponível para proceder as adequações exigidas de certificação digital pela Receita Federal do Brasil.
“Até um tempo atrás, muitos empresários de Guarapuava procuravam o Serasa em Ponta Grossa para fazer a certificação lá. Como o Serasa de Ponta Grossa fechou, se os empresários não fizerem a certificação aqui terão que se deslocar para outras cidades, como Maringá, Curitiba, pois aqui na nossa região só o SESCAP-PR faz essa certificação e este ano nós ainda não tivemos certificação digital em Guarapuava. Mas estamos agendando com o agente de certificação, que deve estar em Guarapuava dentro das próximas semanas”, ressalta Osvalda Siejka, assistente administrativo do escritório regional do SESCAP-PR. Como se aproxima o período de organização para entrega do IRPJ, as pessoas devem se apressar e entrar em contato com o SESCAP-PR pelo telefone 3623-2841. O escritório regional do SESCAP-PR fica no Edifício Araucária, na sala 163.

Vantagens também para pessoa física
Cerca de 14 mil pessoas entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física com certificado digital, segundo informações da Receita Federal do Brasil. Esses contribuintes tiveram algumas vantagens ao usar a certificação digital. Por exemplo, maior segurança quanto à autenticidade dos dados, já que se existirem duas declarações do mesmo contribuinte a Receita validará a que foi remetida usando o certificado digital. Além disso, há facilidade de acesso a informações mais detalhadas pelos serviços prestados pelo E-CAC – Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. O contribuinte com certificado digital também pode acompanhar a movimentação de sua declaração de forma detalhada e tirar o extrato mais completo. Pode tirar segunda via da declaraçao, mesmo em um computador diferente do que ele enviou a declaração.

Saiba o que é possível fazer tendo o e-CNPJ:
– Emitir notas fiscais eletrônicas;
– Assinar contratos digitais;
– Acompanhar processos legais;
– Verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão on-line do Diário Oficial;
– Consultar e regularizar a situação cadastral e fiscal;
– Emitir certidões;
– Gerar procurações eletrônicas – utilizáveis em atividades ou transações em que certificados digitais já são empregados;
– Acompanhar processos fiscais;
– Entregar o IRPJ, a DCTF e a DIPJ;
– Fazer a Redarf.

Saiba o que é possível fazer tendo o e-CPF:
– Assinar contratos digitais;
– Acompanhar processos legais;
– Verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão on-line do Diário Oficial;
– Declarar Imposto de Renda via Internet;
– Consultar e atualizar o cadastro de contribuinte pessoa física;
– Recuperar informações sobre o histórico de declarações;
– Obter certidões da Receita Federal;
– Gerar procurações eletrônicas – utilizáveis em atividades ou transações em que certificados digitais já são empregados;
– Acompanhar processos tributários eletronicamente.

Cristina Esteche

Jornalista

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