22/08/2023
Cotidiano

Seti comemora Dia da Mulher com programa na Paraná Educativa

Curitiba – No próximo dia 8 de março, domingo, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a TV Paraná Educativa, promoverá o programa “Roda de Conversa: Mulheres de Ciência”. Com o objetivo de traçar um perfil das mulheres paranaenses na sociedade atual, o programa apresentará uma conversa entre cinco mulheres com atuação na ciência, nas artes, na política e na comunicação.
Dentre as convidadas para participar do debate confirmaram presença a cantora Leci Brandão; a presidente da Federação das Mulheres do Paraná, Alzimara Bacellar; a professora Maria Nilza da Silva, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e que trabalha questões de gênero e raça; a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto.
À frente da Seti desde março de 2006, Lygia Pupatto guarda no seu currículo várias atividades em prol da causa feminina e envolvimento com movimento de mulheres. Professora licenciada da UEL, Lygia foi reitora dessa instituição e dirigiu a Secretaria Municipal da Mulher de Londrina. A secretária também exerceu mandatos como vereadora de Londrina e deputada estadual do Paraná.
A cantora Leci Brandão virá a Curitiba especialmente para participar da Roda de Conversa, com direito à interpretação de algumas músicas de seu conhecido repertório. Além de ser a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira, Leci é membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
Além de presidir a Federação das Mulheres do Paraná, Alzimara Bacellar acumula o cargo de diretora da Confederação das Mulheres do Brasil e integra do Conselho Estadual da Mulher do Paraná .
A “Roda de Conversa: Mulheres de Ciência” é uma das iniciativas da Seti para comemorar o Dia Internacional da Mulher e está prevista para ir ao ar no início da noite de domingo, 08 de março.

Troféu Glaci Zancan
Na segunda-feira, 9 de março, em Curitiba, a Seti promoverá a entrega do Troféu Mulheres de Ciência “Glaci Zancan”. O objetivo é homenagear pesquisadoras e educadoras que contribuíram com o avanço da ciência no Estado e ainda gestoras públicas que implementam políticas que auxiliam no desenvolvimento da sociedade em diferentes áreas.
Na mesma ocasião, também será inaugurada uma mostra fotográfica itinerante, que apresentará imagens de mulheres que participam ou são beneficiadas por projetos implementados com recursos de programas da Seti/Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia. A mostra é resultado do trabalho dos fotógrafos Celso Pacheco, Joka Madruga e Leandro Taques.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.