22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Previsão do tempo

Simepar registra 534 raios durante chuva forte em Guarapuava

O domingo (16) teve um grande volume de chuva, com 89 milímetros confirmados pelo Simepar. Este tipo de chuva pode voltar nesta semana

Temporal causa desabastecimento de água em Pinhão (Foto: Reprodução/Pixabay)

Simepar prevê chuvas para toda a semana em Guarapuava (Foto: Arquivo/RSN)

O domingo (16) teve um grande volume de chuva em Guarapuava e Região. Entre 12h e 17h, choveu 89 milímetros. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), houve o registro de 534 raios em todo o município. Com as últimas chuvas, Guarapuava se aproxima da série histórica em janeiro com 161 milímetros, faltando apenas 24,3 para atingir os 185,3 milímetros para o mês.

As tempestades causaram estragos, alagamentos e também quedas de árvores. Mas vale o aviso: os meteorologistas ainda afirmam que chuvas de verão como essas podem voltar a acontecer nesta semana. No entanto, para quem enfrentou os temporais desse fim de semana, o céu nublado desta segunda (17), trouxe uma trégua aos aguaceiros.

Só que não dá para se animar muito. Assim, o guarda-chuva será o acessório tendência, já que a previsão é de chuva até o fim de janeiro em Guarapuava. Por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas no Paraná.

Tempo nublado em Guarapuava por volta das 10h30 dessa segunda (17) (Foto: Mayara Maier/Portal RSN)

Conforme o Simepar, a segunda (17) deve ficar entre 18ºC e 27ºC, mas a previsão é que as primeiras pancadas caiam a partir das 12h. Até o fim do dia, deve chover cerca de 5,6 milímetros. Já na terça (18), o cenário não deve mudar muito. Mesmo que os termômetros registrem a mínima de 19ºC e a máxima de 25ºC, a chuva deve chegar logo pela manhã, às 8h. A previsão é de 3,6 milímetros.

Sendo assim, a história vai se repetir até sexta (21). Isto porque, a quarta (19) pode vir com o calor. Entretanto, também terá chuva. As temperaturas ficam entre 18ºC e 26ºC e a precipitação será de aproximadamente 11,9 milímetros. Vale destacar que o grande volume pode ter ainda mais impacto com as rajadas de vento de até 40 Km/h.

MAIS ÁGUA

Logo depois, a quinta (20) também poderá ter calorão com a mínima de 17ºC e a máxima de 30ºC, conforme o Simepar. No entanto, as chuvas previstas diminuem essa sensação térmica de calor. Só na quinta (20), deve chover cerca de 31,5 milímetros, sendo o maior volume para a semana.

Com o pezinho no fim de semana, a sexta (21) promete altas temperaturas entre 17ºC e 30ºC. Contudo, quem está planejando uma viagem deve considerar a chuva que deve somar 1,7 milímetros. Assim, o principal programa do sábado (22) e domingo (23), poderá ser no sofá com Netflix, já que mais chuvas estão previstas nesses dias.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo