22/08/2023
Cotidiano

SIMPAS começa hoje à noite

imagem-28935

O Sindicato Rural de Guarapuava, a Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava (AEAGRO) promovem de hoje, segunda-feira (08) até quarta-feira (10), no auditório Francisco Contini, no campus Santa Cruz da Unicentro, o 60º Simpósio de Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável (SIMPAS).
A abertura oficial do evento será às 18h00, seguida da palestra “Produção e Preservação Ambiental”, que será ministrada por Alfredo Scheid Lopes, da UFLA. O moderador será Eduardo Daher, da ANDEF, com coquetel previsto para às 20h30.
Segundo o professor Marcelo Cruz Mendes, membro da equipe que coordena o evento na Universidade, o objetivo do simpósio é a discussão do sistema produtivo com a finalidade de que, a longo prazo, haja a manutenção dos recursos naturais e da produtividade agrícola, minimizando os impactos adversos ao meio ambiente de forma a dar retorno aos produtores e empresas do agronegócio.
O evento será divido em quatro painéis de debate. O primeiro painel falará sobre a fertilidade do solo para uma agricultura sustentável, o segundo painel aborda o manejo integrado de plantas daninhas e tecnologia de aplicação, no terceiro painel serão discutidas as boas práticas na agricultura e manejo integrado de doenças e pragas e o quarto painel terá como tema a produção e mercado de sementes e mudas no Brasil e no Estado do Paraná.
As palestras serão ministradas por pesquisadores e profissionais de outras universidades, como UFLA, UTFPR, de cooperativas como Agrária e Coodetec e de associações e institutos como Abag, Abrasem, Andef, CNA, Embrapa e IPNI.

Interessados podem acessar a programação e inscrever-se através do site www.unicentro.br/simpas. As vagas são limitadas e tem o custo de R$ 35,00 para estudantes e de R$ 45,00 reais para profissionais e produtores rurais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.