22/08/2023



Educação

Simpósio com 300 professores discute melhorias para educação profissional

A Secretaria de Estado da Educação promove em Foz do Iguaçu o segundo dos seis simpósios da rede de educação profissional do ensino médio. São 300 professores de escolas estaduais, em 17 núcleos regionais, que discutem desafios para integrar o currículo regular e os cursos técnicos.

A Secretaria atende mais de 83 mil estudantes no ensino profissionalizante (integrado e subsequente), com 55 cursos em 359 escolas, em 184 municípios em todo o Paraná. “A proposta dos simpósios é debater as ações de melhorias voltadas para a integração dos cursos com o mercado de trabalho, e também de capacitação dos professores para uso dos novos equipamentos e de laboratórios.”, afirma a diretora do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria, Fabiana Campos Skrobot.

Na programação do evento, que começou segunda (17) e vai até sexta-feira (21), constam conferências e oficinas sobre temas como formação de professores, sistema de gestão, processo de ensino e de aprendizagem e organização do trabalho pedagógico.

Para a coordenadora dos cursos técnicos do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, em Guarapuava, Claudia Bernarde Maganhini, o simpósio é uma oportunidade para trocar experiências entre os participantes e com reflexos na escola. “Levamos os conhecimentos para dentro da escola e multiplicamos para os outros professores”, disse. Ela lembrou que a maioria dos estudantes da escola já sai empregada por ter qualificação maior.

INVESTIMENTOS

 

A chefe do Núcleo Regional de Foz do Iguaçu, Ivone Muller, explicou que o governo estadual liberou recursos para construção de novos centros de educação profissional, reformas, adequação de espaços e aquisição de livros para acervos.

É o caso do Centro Estadual de Educação Profissional de Terra Roxa, esperado desde 2008 pela comunidade, mas que só neste ano foi entregue. Foram mais de R$ 2 milhões de investimentos para atender 1,2 mil alunos em fevereiro de 2014. “Os cursos oferecidos respeitam a econômica da região”, explicou a técnica responsável pela educação profissional do Núcleo Regional de Toledo, Claudete Miola.

Até o fim do ano, a Secretaria da Educação realiza mais quatro encontros para concluir a formação continuada de 1,8 mil professores da rede estadual de ensino que atual na rede de educação profissional. O evento é resultado da integração com o Programa Brasil Profissionalizado, em parceria com o Ministério da Educação.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo