Uma iniciativa própria de um colégio estadual de Turvo e que já é tradição, testa desde 2015 o conhecimento dos estudantes do ensino médio. O simulado promovido pelo colégio também ajuda na preparação dos alunos que pretendem ingressar no ensino superior.
Essa semana, 401 estudantes das três séries do ensino médio do Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro – E.M. de Turvo, participaram do simulado. Conforme o diretor do colégio, Roberto Fiuza Matias, a ação envolve toda a escola.
“O objetivo é preparar melhor os alunos para os processos seletivos de entrada nas universidades, como o Enem (Exame nacional do Ensino Médio) e o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica)”.
Assim, para fazer o simulado, os professores do colégio trabalham os conteúdos no decorrer do período letivo. A partir das Propostas Pedagógicas Curriculares (PPCs), os docentes observam os conteúdos cobrados no PAC da Unicentro.
“Próximo à data do simulado, o professor de cada disciplina prepara cinco questões com cinco alternativas por série, no formato de questões de vestibular. Além disso, é feita uma proposta de redação”.
A prova é formatada pelos Agentes Educacionais. O caderno é confeccionado e no dia da aplicação, os alunos obedecem o ensalamento por ordem alfabética com carteiras etiquetadas com seus respectivos nomes, conforme ocorre em vestibulares e concursos.
Dessa maneira os alunos vão sendo preparados para enfrentar as provas que terão no fim do Ensino Médio. E também no decorrer da vida, uma vez que a função da escola é entregar para a sociedade cidadãos melhor qualificados.
Os alunos do colégio já fizeram três edições da Prova Paraná. “Estamos confiantes no bom desempenho na Prova Brasil e no sucesso dos nossos alunos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.