22/08/2023



Simulado testa o conhecimento de alunos em um colégio de Turvo

O simulado promovido no colégio ajuda na preparação dos estudantes do ensino médio, nos processos seletivos para ingresso no ensino superior

escola turvo 4

Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro – E.M. de Turvo promove o simulado desde 2015 (Fotos: Gessica Carvalho e Roberto Fiuza Matias)

Uma iniciativa própria de um colégio estadual de Turvo e que já é tradição, testa desde 2015 o conhecimento dos estudantes do ensino médio. O simulado promovido pelo colégio também ajuda na preparação dos alunos que pretendem ingressar no ensino superior.

401 estudantes das três séries do ensino médio participaram do simulado (Fotos: Gessica Carvalho e Roberto Fiuza Matias)

Essa semana, 401 estudantes das três séries do ensino médio do Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro – E.M. de Turvo, participaram do simulado. Conforme o diretor do colégio, Roberto Fiuza Matias, a ação envolve toda a escola.

“O objetivo é preparar melhor os alunos para os processos seletivos de entrada nas universidades, como o Enem (Exame nacional do Ensino Médio) e o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica)”.

Professor das disciplinas preparam cinco questões com cinco alternativas por série, no formato de um vestibular (Fotos: Gessica Carvalho e Roberto Fiuza Matias)

Assim, para fazer o simulado, os professores do colégio trabalham os conteúdos no decorrer do período letivo. A partir das Propostas Pedagógicas Curriculares (PPCs), os docentes observam os conteúdos cobrados no PAC da Unicentro.

“Próximo à data do simulado, o professor de cada disciplina prepara cinco questões com cinco alternativas por série, no formato de questões de vestibular. Além disso, é feita uma proposta de redação”.

A prova é formatada pelos Agentes Educacionais. O caderno é confeccionado e no dia da aplicação, os alunos obedecem o ensalamento por ordem alfabética com carteiras etiquetadas com seus respectivos nomes, conforme ocorre em vestibulares e concursos.

(Fotos: Gessica Carvalho e Roberto Fiuza Matias)

Dessa maneira os alunos vão sendo preparados para enfrentar as provas que terão no fim do Ensino Médio. E também no decorrer da vida, uma vez que a função da escola é entregar para a sociedade cidadãos melhor qualificados.

Os alunos do colégio já fizeram três edições da Prova Paraná. “Estamos confiantes no bom desempenho na Prova Brasil e no sucesso dos nossos alunos”.

(Fotos: Gessica Carvalho e Roberto Fiuza Matias)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo