22/08/2023

Sindicato dos Jornalistas do PR questiona concurso da Câmara de Guarapuava

imagem-31772

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná está emitindo nota questionando o edital do Concurso Público para a contratação de assessor de imprensa para a Câmara de Vereadores de Guarapuava. Sindicato considera um absurdo a contratação de assessor com nível médio, além de o salário estar abaixo do piso e jornada ser superior à estabelecida para a categoria.

Confira na íntegra a nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná:

Absurdo: Câmara de Guarapuava pede ensino médio para Jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR) encaminhará ofício para que a Câmara de Vereadores do município de Guarapuava promova retificações imediatas em seu edital de concurso público.

Segundo o edital, o assessor de imprensa será selecionado apenas com ensino médio, jornada de 40 horas e salário de R$ 1,5 mil para cargo de “assessor de imprensa”. Além disso, o Sindijor questiona o pagamento do respectivo salário e a jornada de trabalho.

As atribuições envolvem divulgação de informações acerca dos serviços do Legislativo Municipal, atualização do site da Câmara, providenciar a cobertura jornalística das atividades e de atos do legislativo; coordenar e acompanhar a produção e divulgação de informações, dando respostas aos órgãos de imprensa sobre o trabalho dos vereadores.

Também organizar coletivas de imprensa para toda a Câmara Municipal; planejar metas, ações e custos para a promoção da comunicação; coordenar o trabalho de clipagem em meios impressos e audiovisuais, acompanhando os efeitos destas ações na comunidade; coordenar o trabalho de fotografia e imagens da Câmara Municipal de Guarapuava.

Para o Sindijor-PR, o concurso público fere triplamente a categoria dos jornalistas: 1) ultrapassa a jornada semanal de trabalho definida em lei federal; 2) despreza a formação superior específica em jornalismo; e 3) ignora o piso salarial dos jornalistas do Paraná.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.