Nesta quarta-feira (15), a Comissão Técnica de Meio Ambiente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) vai se reunir em Curitiba, às 8h30 na sede da entidade (Rua Marechal Deodoro, 450, 15º andar – Centro) para discussões de temas ambientais importantes para o setor produtivo.
Representando o Sindicato Rural de Guarapuava, a produtora rural Hildegard Abt Roth estará presente na reunião, que vai debater questões importantes sobre legislação ambiental.
Segundo a pauta da comissão, o diretor de Desenvolvimento Florestal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Mauro Scharnick vai estar presente para esclarecer sobre o Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente (SISLEG). Em relação ao IAP, será discutido sobre a portaria nº77, que designa os servidores do IAP para compor o Grupo de Trabalho com objetivo de obter uma proposta de regulamentação do Código Florestal em substituição aos Decretos Estaduais nº 387/99 e 3.320/2004 do SISLEG.
E ainda, a chefe do departamento socio-ambiental do IAP, Drª Margit Hauer vai apresentar como será constituída as atribuições do Conselho da APA da Escarpa Devoniana; e o representante do departamento Jurídico da FAEP, François Junior Gnoatto abordará a situação jurídica dos produtores que doaram parcelas de terras ao Ibama compradas no “Parque Nacional de Ilha Grande” para compensar Reserva Legal das propriedades rurais.
Para tratar sobre a situação da caducidade “Parque dos Campos Gerais”, José Hess do DTE/FAEP vai expor sobre as microbacias e as pequenas centrais hidrelétricas (PCH`S), além de apresentar o mapa digitalizado da APA – Escarpa Devoniana com objetivo de propor uma nova delimitação das áreas agricultáveis da APA.
E por fim, a técnica do DTE/ FAEP Carla Beck vai falar sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Ainda no dia 15, o Sindicato Rural de Guarapuava estará com um representante em outra reunião que vai discutir sobre meio ambiente no Estado.
O encontro foi convocado pelo conselho gestor da Área Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança, às 9 horas, na Câmara de Vereadores do município de Irati. Estará presente, como representante do Sindicato Rural, Murilo Lustosa Ribas, que é suplente de Anton Gora no Conselho.
Com assessoria