O Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), está promovendo o curso “Trabalhador na Bovinocultura de leite– ordenha mecânica”.
As aulas começaram nesta segunda-feira, dia 23, na sede do Sindicato. De acordo com o produtor Dalciso Cavalheiro de Oliveira, a parte teórica vai ser fundamental em sua nova “empreitada”. “Vou começar a criar gado de leite ainda este ano, mas não conheço muito sobre a atividade. Com as informações que vou receber aqui, tenho certeza que vou ter mais facilidade com o manejo, embora a falta de experiência”, informou.
Segundo o instrutor do Senar, Itamar Cousseau, o objetivo do curso é mostrar para o criador várias técnicas de manejo vinculadas ao maior ganho econômico. “Muitos produtores tem gado de leite em suas propriedades, mas não ganham dinheiro com a atividade. Se o manejo for feito corretamente, a rentabilidade pode chegar até 40% ao ano, se comparado ao investimento inicial”, explica.
O curso segue até sexta-feira, dia 27. “O conteúdo teórico que foi abordado hoje será colocado em prática durante a semana. Esta é uma forma de ensinar aos alunos os temas de uma forma dinâmica, exatamente igual ao que acontece na propriedade”, argumenta Cousseau.