O Sindicato Rural de Guarapuava, em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, oferece quatro cursos para o mês de janeiro, em Guarapuava e em Cantagalo. O primeiro curso ofertado é o “Trabalhador na administração de empresas agrossilvipastoris”, que acontece dos dias 20 a 24 de janeiro, na Extensão de Base de Cantagalo, e tem como objetivo principal revisar as práticas do descarte, organização, limpeza, higiene e a ordem mantida na empresa rural. Para participar o interessado deve ter no mínimo 16 anos e ter sido aprovado no curso De Olho na Qualidade Rural. Ao todo, são ofertadas 36 vagas com carga horária de 6 horas.
Entre os dias 23 e 24 de janeiro, o curso “Trabalhador na segurança do trabalho – primeiros socorros” será realizado na Fazenda Curucaca. A intenção é preparar o participante para iniciar procedimentos de socorro emergencial em caso de necessidade. A carga horária é de 16 horas e são ofertadas 15 vagas.
A capacitação “Produção Artesanal de Alimentos – básico em soja” será realizado nos dias 28 e 29 de janeiro, no Centro Comunitário na Comunidade Paiol de Telhas, em Entre Rios. Alguns conteúdos que serão passados durante o curso são: definição do manipulador de alimentos; perigos físicos, químicos e biológicos; qualidade da água; controle integrado de pragas; preparo dos alimentos: compra, armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento; considerações gerais sobre: composição química, função e valor nutritivo da soja na alimentação humana; intoxicação alimentar; histórico sobre a cultura da soja; soja na alimentação humana e seus benefícios à saúde; entre outros. São 15 vagas e a carga horária é de 16 horas.
Já nos dias 30 e 31 de janeiro será ofertado o curso “Trabalhador na segurança do trabalho – trabalhador e vigia”, na Fazenda Curucaca em Guarapuava. O objetivo é capacitar o trabalhador rural e/ou vigia para entrar em um espaço confinado e realizar atividades (limpeza, inspeção, manutenção, revestimento, testes, consertos, soldagens e resgates) com segurança. A carga horaria é de 16 horas e são 10 vagas oferecidas.
Os cursos do Senar são gratuitos, direcionados a trabalhadores e produtores rurais. Informações pelo telefone 42-3623-1115, com Rosemeri.