Desde as 9 horas desta quarta-feira (23) , produtores da região de Guarapuava estão reunidos no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava para discutir a cultura do feijão.tc
Segundo um dos organizadores do evento, Roberto Cunha, o objetivo do encontro é o aprimoramento técnico da cultura do feijão, através da implantação de novas tecnologias de manejo.
A programação começou às 9 horas com a palestra “Cultivares do Feijão”, ministrada pela pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Vânia Moda Cirino. Às 10h15, Marizângela Rizzatti Ávila, também pesquisadora do IAPAR, apresenta a palestra “A Importância da Qualidade das Sementes no Cultivo de Feijão”. Após o almoço, às 14 horas, tem início a palestra “Manejo de Doenças na Cultura do Feijão”, com Ricardo Balardin, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em seguida, às 15h30, Antônio Luiz Fancelli, professor e pesquisador do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ/USP, ministra a palestra “Manejo da Cultura de Feijão para Altas Produtividades”.
As inscrições custaram R$ 10,00 e podem ser feitas no local. O dinheiro arrecadado será destinado a entidades assistenciais, através da Campanha Produtor Solidário.
O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Guarapuava e Sistema FAEP, com patrocínio da Basf, Guayi Sementes, Stoller e apoio da Cooperativa Agrária, Agrocenter, Arysta, Bayer, Deragro, Guará Beneficiadora de Batatas e Inquima.