Sindicato Rural lança Campanha Sócio nº 1.000 e terá estande no Wintershow
O Sindicato Rural de Guarapuava, que completou 42 anos no último domingo, 18, acaba de lançar a Campanha Sócio nº 1.000. O objetivo é chamar a atenção dos produtores rurais da região sobre a importância de ser associado e alcançar a meta de, no mínimo, 1.000 sócios até 31 de dezembro de 2009.
Segundo o presidente Cláudio Marques de Azevedo, a diretoria e a equipe de colaboradores do Sindicato Rural vem trabalhando com o projeto de 1.000 sócios há quase 1 ano, sendo esta uma meta do Planejamento Estratégico 2009 da entidade. Sabemos que existem 2.000 proprietários rurais que se enquadram no Sistema Patronal Rural e queremos, pelo menos, 50% deste público, visando a união de forças e uma maior representatividade política da classe, observa.
A partir desta semana, a campanha será divulgada nos principais veículos de comunicação de Guarapuava, Candói, Cantagalo e Foz do Jordão, municípios de atuação da entidade, visando a adesão de novos produtores rurais ao sindicalismo rural.
Para se associar ao Sindicato Rural, o produtor deve pertencer ao Sistema Patronal, ou seja, é preciso ter empregados ou exercer a atividade em uma área acima de dois módulos rurais (a legislação agrária define o módulo rural de cada cultura, para cada município do Paraná). Arrendatários, parceiros, usufrutuários ou comodatários também podem se associar, desde que a área esteja enquadrada. Na prática, o produtor deve ter pelo menos um empregado ou dois módulos rurais, o equivalente a 36 hectares, explica Azevedo. A anuidade custa apenas R$ 50,00.
Sobre a importância em ser associado da entidade, o presidente ressalta que o Sindicato tem o poder de representatividade política de classe. Por isso, sua atuação vai muito além dos serviços prestados na sede e Extensões de Base Candói/Foz do Jordão e Cantagalo. Temos representantes em comissões de bovinocultura de corte e leite, suinocultura, ovinocaprinocultura, cereais, fibras e oleaginosas da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e em outras comissões do setor existentes no Brasil, observa.
Ainda de acordo com o presidente, é importante ressaltar que o fato dos proprietários rurais recolherem a Contribuição Sindical Rural, emitido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), não faz com que ele seja, automaticamente, associado ao Sindicato Rural. Muitos produtores acreditam que já são associados porque pagam a Contribuição Sindical, enquanto que isso não ocorre. A associação ao Sindicato Rural não é obrigatória, depende da adesão do produtor rural, enquanto a Contribuição Sindical é prevista por lei federal, explica.
Com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), o Sindicato Rural de Guarapuava vem participando de todos os eventos e discussões do setor, sendo o reflexo do potencial tecnológico, produtivo e econômico da região.
Hoje, o Sindicato Rural conta com 600 associados, 16 funcionários e três Extensões de Base (Candói, Foz do Jordão e Cantagalo).
SERVIÇOS
Na sede e extensões de base, o produtor tem a disposição a Sala do Produtor, um espaço criado pela FAEP, equipado com televisor, parabólica, aparelho de vídeo, computador com acesso à Internet e impressora; assessoria jurídica; preenchimento do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e do Imposto Territorial Rural (ITR); encaminhamento de aposentadoria rural; emissão de folha de pagamento e carteiras de trabalho para trabalhadores rurais; Convenção Coletiva de Trabalho; emissão de Certidão Negativa de Débitos Ambientais (parceria com o IAP); convênios com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto Emater e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
O associado também tem acesso aos estudos e boletins agrícolas feitos pelo Departamento Técnico-Econômico da FAEP e recebe, gratuitamente, a REVISTA DO PRODUTOR RURAL, publicação bimestral da entidade.
6º WINTERSHOW
O Sindicato Rural de Guarapuava, apoiador do 6º WinterShow, evento promovido pela Cooperativa Agrária, estará divulgando suas ações e esclarecendo dúvidas sobre o Sistema Patronal Rural em seu estande, nos dias 21 e 22 de outubro.
Segundo o presidente Cláudio Marques de Azevedo, no WinterShow os produtores rurais terão a oportunidade de se associar ao Sindicato Rural. Como estamos divulgando a Campanha Sócio nº 1.000, teremos profissionais no estande explicando a importância de ser associado à entidade, realizando o preenchimento das propostas de filiação e recolhendo os documentos necessários, observa.
Sobre o WinterShow, o presidente lembra que o evento destaca um dos segmentos mais importante do agronegócio brasileiro: as culturas de inverno. O WinterShow já se tornou uma referência para os produtores rurais para conhecimento de novas tecnologias em cereais de inverno, comenta.