Começam nesta semana dois cursos, organizados pelo Sindicato Rural de Guarapuava, através do convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), voltados a ensinar pecuaristas e gerentes de propriedades a implantar uma visão empresarial em suas atividades.
O objetivo é contribuir para a elevação da eficiência da gestão e da qualidade do produto final. Realizados pela primeira vez em Guarapuava, no âmbito do programa Empreendedor Rural, da Federação da Agricultura do Paráná (FAEP), os dois programas de capacitação têm carga horária em torno de 400 horas, reúnem 20 alunos cada um, terão lugar na sala de cursos do Sindicato Rural e deverão se estender até novembro.
Nesta quinta-feira, 4, terá início, a partir das 13h, com aulas à tarde e à noite, o Empreendedor Rural com Ênfase em Ovinocultura.
Na sexta-feira, 5, é o curso Empreendedor Rural com ênfase em Pecuária de Corte que inicia suas atividades, pela manhã e à tarde. Os cursos apresentarão novas formas de olhar e de gerenciar a propriedade: desde o diagnóstico da situação, até o planejamento estratégico, passando por análise de mercado e de viabilidade econômica e financeira, além da tecnologia a ser utilizada.
As reuniões de sensibilização para o Empreendedor Rural ocorreram no último dia 14 de março, no anfiteatro do Sindicato Rural. Na ocasião, em conversa com organizadores, diversos interessados conheceram o programa das aulas e aproveitaram para realizar suas inscrições.