O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, participa amanhã, quarta-feira (23), do seminário “Os desafios do Brasil como quinta potência mundial e o papel do agronegócio”. O evento é promovido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em comemoração aos 60 anos da entidade e 20 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Vários palestrantes de renome estão listados para os momentos de discussão. Às 9h30, a senadora e presidente da CNA, Kátia Abreu e o Ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro, darão as boas vindas na solenidade de abertura. Na sequência, às 10h15, o presidente do Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mauro Lopes, vai falar sobre os perfis das classes de renda rural do Brasil (classes A/B; C e D/E).
Em seguida, haverá um talk show sobre a construção de um novo modelo de política agrícola com os palestrantes: Rosemeire Cristina dos Santos (superintendente técnica da CNA), José Carlos Vaz (secretário executivo do MAPA), Gilson Alceu Bittencourt (Secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda) e Kátia Abreu (presidente CNA).
Após o almoço, o segundo talk show vai debater os desafios do Brasil como 5ª potência econômica mundial e o papel do agronegócio, com a presença dos economistas Armínio Fraga (LDA investimentos) e André Esteves (BTG pactual) e Gilmar Mendes (Ministro do Supremo Tribunal Federal).
O encerramento será feito pela presidente da CNA e pela presidente da República do Brasil, Dilma Roussef.