* Da Redação
O Sindicato Rural de Guarapuava realiza no próximo dia 28 de julho, a sétima edição de seu principal evento festivo anual: o Dia do Agricultor, uma confraternização entre associados, diretoria, produtores rurais em geral, organizações e empresas parceiras da entidade nos projetos Identidade Sindical e Revista do Produtor Rural.
A programação, que começa às 14h, estendendo-se por toda a tarde, acontecerá simultaneamente na sede do sindicato, em Guarapuava, e nas duas extensões de base, nos municípios de Candói e Cantagalo. Associados e outros agropecuaristas podem participar na representação da entidade que considerem mais próxima.
A gerente do sindicato, Luciana de Queiroga Bren, ao iniciar hoje a divulgação do evento, destacou que um dos objetivos é ressaltar a importância do setor rural para a economia da região, do Estado e do País.
Serão divulgadas também atividades que o sindicato e o SENAR realizam, em conjunto, no âmbito do Sistema Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), para o crescimento do produtor rural, como capacitação para atividades da agropecuária. “Apesar de ser um evento comemorativo, aproveitamos para apresentar o sindicato àqueles que ainda não conhecem. Queremos que a entidade seja realmente a casa do produtor rural na cidade, como diz nosso slogan. Por isso, estão todos convidados, desde produtores rurais já associados até os que têm interesse em conhecer melhor o sindicato rural”, acrescentou, sublinhando que o convite estende-se também às famílias dos produtores rurais.
À tarde, segundo comentou, será um momento festivo: “Teremos sorteio de brindes e bingos, com prêmios bem interessantes, fornecidos por nossos patrocinadores, a quem agradecemos”, antecipou, estimando que a participação deverá girar em torno de mais de 400 pessoas.
Neste ano, uma das novidades na comemoração do Dia do Agricultor é a realização do evento também na extensão de base de Cantagalo. “Ano passado, comemoramos a data na Festa do Agricultor, organizada pela Prefeitura de Cantagalo e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Vamos apoiar aquele evento, mas faremos também o nosso, dirigido aos associados e parceiros da entidade”, explicou Luciana.
Ainda de acordo com a gerente, o Dia do Agricultor, neste ano, vai destacar também a edição de número 50 da Revista do Produtor Rural, uma publicação bimestral editada pela entidade e que tem seu foco na agropecuária. “Faremos um agradecimento aos parceiros, que têm nos apoiado ao longo desses sete anos, e aos produtores rurais, que são nossos leitores”, ressaltou Luciana, que é jornalista e editora-chefe da revista.
Na extensão de base de Candói, a publicação será lembrada com uma exposição de fotos de fazendas antigas. As imagens foram produzidas para a série de reportagens “Fazendas Históricas”, que a Revista do Produtor Rural vem apresentando desde de fevereiro de 2014, abordando a história de propriedades rurais da região surgidas no século XIX e no início do século XX. A mostra, conforme acrescentou Luciana, vai destacar as propriedades do município de Candói: Fazenda dos Porcos; Fazenda Candói; Fazenda Campo Real; e Fazenda São João.
Em 2014, o Dia do Agricultor do Sindicato Rural reuniu mais de 500 pessoas, nas representações da entidade em Guarapuava, Candói e Cantagalo. Mais de 80 empresas também contribuíram para o sucesso da festa, doando brindes. No pátio do sindicato, em Guarapuava, houve exposição de máquinas agrícolas e veículos. Para o evento deste ano, empresas interessadas em participar, podem desde já disponibilizar brindes ou reservar espaço para expor produtos. Informações: Sindicato Rural de Guarapuava – Fone: 42 3623 1115
Palestra sobre Mercado de Commodities Agrícolas
O produtor que participar neste ano da programação do Dia do Agricultor do Sindicato Rural de Guarapuava poderá ainda conferir palestra sobre um tema sempre importante: o mercado de commodities agrícolas. Em 2015, a programação do evento inclui uma série de palestras que o Sistema Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) realizará, em oito regiões do Paraná, para levar aos produtores informações sobre o assunto: o Seminário Tendências de Mercado de Grãos de Soja, Milho e Trigo.
Perspectivas sobre o tema serão enfocadas por Flávio França Junior, que atua há 30 anos em análise agroeconômica e de mercados de commodities. Tendo sido por 24 anos analista do Grupo Safras & Mercado, foi também editor da publicação especializada “SAFRAS & Mercado-SOJA & Grãos”.
França Jr também já apresentou palestras em todo o Brasil e na América Latina e atualmente é Diretor Responsável e Consultor Sênior da França Jr Consultoria. Outro nome de peso também participará do evento: o economista Pedro Loyola, do Departamento Econômico da FAEP. Seus temas serão o crédito e o seguro rural no Brasil. Ao lado de seu longo conhecimento na área do agronegócio, Loyola é um dos economistas da FAEP que analisa e emite, todos os anos, o parecer da entidade sobre os planos agrícolas do governo. Em Guarapuava, o seminário acontece no dia 28 de julho, a partir das 19h, no anfiteatro do Sindicato Rural.