Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
MicrosoftInternetExplorer4
O Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), promovem nos dias 18 e 19 de março, o curso de atualização para condutores de veículos rodoviários transportadores de produtos perigosos.
Segundo o dirigente da unidade do Senat de Guarapuava, Paulo Afonso Ferreira Silveira a intenção do treinamento é fazer com que os condutores percebam a importância de trafegar com eficácia e segurança. “O objetivo é proporcionar as condições para que a pessoa possa conduzir de forma segura e com responsabilidade, dentro das normas legais”, comenta.
O dirigente do Senat explica que o código de trânsito exige habilitações específicas para motoristas que carregam produtos químicos e a capacitação ofertada pelo Senat é obrigatória. “A cada cinco anos, o condutor é obrigado a se reciclar. Esse curso de atualização vai abordar, de forma resumida, os conteúdos que o motorista já teve. O curso é uma exigência do Contran, na resolução 168 de 2004, e o Senat é a instituição credenciada pelo Detran para poder ministrar essa habilitação específica”.
Assim, o curso é necessário para todos os motoristas que atuam no transporte de cargas químicas, por exemplo, petróleo, ácidos, tóxicos, corrosivos e radioativos. Silveira comenta sobre a necessidade de profissionais do setor agropecuário realizarem esse curso. “A capacitação é destinada para qualquer profissional que carregue produto químico, e neste caso, para agricultores ou trabalhadores ligados ao setor agropecuário”.
Silveira explica que os conteúdos abordados no curso completo são ministrados em quatro módulos, o primeiro aborda legislação de transito; o segundo, direção defensiva; o terceiro, noções de primeiros socorros, meio ambiente e prevenção de incêndios; e o quarto trata da movimentação de produtos perigosos. “A intenção é fazer com que o condutor relembre todos esses tópicos”.
O treinamento será realizado na sede da empresa Santa Maria Papel e Celulose. Podem participar alunos que já realizaram a capacitação específica “Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP)” e estejam com a validade do certificado expirando. Além disso, exige-se apresentação do Imposto Territorial Rural para produtores rurais ou cópias da carteira de trabalho para os trabalhadores rurais e Carteira Nacional de Habilitação.
Os cursos do Senar são gratuitos. Interessados podem acessar o site www.srgpuava.com.br no link Agenda para conferir a programação dos cursos ofertados ou procurar o Sindicato Rural pelo telefone (42) 3623-1115, com Rose.
Com Assessoria
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}