22/08/2023
Agronegócio

Sindicato Rural promove palestra sobre Cadastro Ambiental Rural

imagem-83034

Da Rerdação, com assessoria 

O Sindicato Rural de Guarapuava promove, no dia 11 deste mês, a partir das 8h30, em sua sede, palestra que deverá ajudar o produtor a tirar dúvidas sobre um dos assuntos mais importantes do momento no meio agropecuário: o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A palestrante será a consultora ambiental da Frente Parlamentar da Agricultura, advogada Samanta Pineda, que tem se notabilizado por seu conhecimento do Código Florestal.

 Em entrevista ao site do Sindicato Rural, ela antecipou que sua principal mensagem será lembrar que faltam cinco meses para o encerramento do prazo de preenchimento do CAR e que é preciso estar preparado para preencher o cadastro.

 Ela informou que na palestra buscará enfocar pontos que geram dúvidas, como as leis federais e estaduais relativas ao meio ambiente, as possibilidades de regularização ambiental e de reserva legal extra propriedade, os TACs (Termos de Ajustamento de Conduta), a possibilidade de ganhos ambientais com vegetação remanescente, além das facilidades e dificuldades no preenchimento do cadastro eletrônico do CAR.

 Samanta disse estimar que, em todo o Brasil, sejam em torno de 5 milhões e 200 mil propriedades a serem inscritas no CAR. Só no Paraná, o total, de acordo com sua estimativa, deve ser de cerca de 400 mil – das quais 90% consideradas pequenas, possuindo até quatro módulos fiscais. Independente do tamanho, a advogada chama a atenção que é preciso o produtor identificar, o quanto antes, tudo que precisará para preencher o cadastro.

 Serviço:

Evento: palestra sobre o CAR

Palestrante: Samanta Pineda

Data: dia 11 de dezembro

Hora: 8h30

Local: Anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava

Entrada: franca

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.