O Sindicato Rural de Guarapuava, com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), promove na próxima segunda-feira, 26 de março, viagem técnica de produtores rurais da região à Anta Gorda – RS. Eles visitarão a produção de nozes pecã da empresa Viveiros Pitol.
A saída será à meia-noite de domingo, dia 25, com retorno marcado para às 16 horas de segunda-feira, 26. “Eles visitarão o viveiro de mudas, depois as plantações. Ao meio-dia haverá pausa para o almoço e, em seguida, receberão informações sobre a empresa Viveiros Pitol. Por fim, a caravana vai conhecer a indústria, onde as nozes são processadas e industrializadas”, detalha Leandro Pitol, sócio proprietário da Viveiros Pitol.
De acordo com o engenheiro agrônomo especialista em sistemas agrossilvipastoris, Pedro Francio Filho, a rentabilidade para o produtor que cultivar a espécie é alta. “A nogueira-pecã é uma árvore que se adapta perfeitamente ao clima e ao solo da região de Guarapuava. A partir dos sete anos, uma única árvore é capaz de produzir 20 quilos, e essa produção vai só aumentando, conforme a árvore vai envelhecendo”, enfatiza. Alguns produtores rurais de Guarapuava já iniciaram o plantio de nogueira-pecã, a partir de informações obtidas durante o Programa de Desenvolvimento Florestal 2011, coordenado pelo Sindicato Rural.