Da Redação, com assessoria
O Sindicato Rural de Guarapuava reuniu ovinocultores para criar uma comissão local de ovinocultura. A reunião foi na manhã desta quinta feira (25) em Guarapuava.
O evento reuniu mais de 20 produtores rurais e técnicos da área. “Foi uma presença muito boa de produtores, para uma primeira reunião do ano. A conversa foi bastante produtiva. Os produtores compartilharam suas experiências e as dificuldades no setor. Apresentamos os trabalhos que a Comissão Técnica de Ovinocultura da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) vem desenvolvendo e o grupo elogiou o projeto de levantamento de custos, que iniciamos em abril”, comentou a produtora de ovinos e presidente da Comissão Técnica de Ovinocultura da Faep, Adriane Azevedo, também vice presidente da Cooperaliança.
O técnico da Emater, zootecnista Roberto Motta Junior avaliou que as reuniões da comissão podem agregar muito no dia a dia da produção. “Os encontros podem ajudar bastante se o produtor participar, discutir a produção, seus problemas e dificuldades. Muitas vezes, o produtor tem um problema que o vizinho já teve e já resolveu. Por falta de comunicação, ele fica sem saber o que fazer”, observou.
Motta destacou ainda que a falta de assistência técnica e o fato do produtor encarar a ovinocultura como uma atividade não rentável são um dos principais problemas na região, o que impende que o setor se desenvolva. “Com a comissão, podemos mudar essa realidade. Por isso, a iniciativa do Sindicato Rural, de mobilizar os produtores e incentivá-los a participar, é muito importante”, finalizou.