22/08/2023

Sindicato Rural sedia evento cultural

imagem-92628

Da Redação 

O Sindicato Rural de Guarapuava irá receber  mais uma vez o Circuito Cultural do SESI, no dia 29 de maio, às 20 horas.  De Acordo com assessoria do Sindicato, quem ocupa o palco é o espetáculo “Dona MacBeth”. A peça é baseada na obra de William Shakespeare, Lady MacBeth. Solidão, sobrevivência e a busca do poder são alguns dos elementos apresentados.

Produzido pela Cia. Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo, “Dona MacBeth” conta com direção e roteiro de Rafael Camargo. O dramaturgo paranaense aborda os sentimentos mais profundos do ser humano através de quatro atores vestidos de forma indefinida, e que apresentam emoções desvendando as neuroses e fracassos do homem.

A concepção do roteiro surgiu através de contos sobre a tragédia humana do cotidiano ao lado da profundidade de MacBeth, de Shakespeare, que consegue ser atual mesmo que sua versão original seja de 1623. “As questões na obra de Shakespeare são humanas e sempre contemporâneas, que nos provocam a refletir, percebendo que a vida pode ser um simples viver, e até mesmo uma grande tragédia”, explica Bia Reiner, produtora do espetáculo.

A entrada é franca e os ingressos encontram-se disponíveis no Sindicato Rural, que fica na rua Afonso Botelho, 58, Trianon e na unidade do SESI em Guarapuava, localizado na Coronel Lustosa, 1750, Centro.

Diálogo universal

Um dos grandes feitos de “Dona Macbeth”, segundo Bia, é como o texto de Camargo consegue atingir o espectador independente de sua localização e realidade. “A peça causa um certo impacto à estética da indecisão, à contenção dos gestos. Essa atmosfera [da contenção] gera quase um tempo paralelo e uma realidade alterada, provocando de forma contundente o público”, detalha.

Com a questão humana em evidência, o espetáculo é trabalhado individualmente. “As imagens refletidas ficam mais claras, pois são construídas por quem vê e não por quem executa [os atores]. Cada história em cena se torna bem pessoal”, finaliza Bia.

“Dona MacBeth” já passou por Curitiba, Antonina e Rio de Janeiro e vai percorrer seis cidades dos Campos Gerais e outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba no mês de maio.

 Seguindo a filosofia de trabalhar com obras literárias, a Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo prepara uma adaptação da obra “Piquenique no Front”, de Fernando Arrabal, para o segundo semestre deste ano.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo