O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarapuava, José Altamir de Souza, assinaram, na manhã desta quinta-feira (12) , a Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2013.
A Convenção Coletiva de Trabalho cria leis entre as partes, que devem ser respeitadas durante sua vigência e as cláusulas não podem ferir direitos previstos na legislação.
A negociação coletiva chegou ao fim após diversas reuniões entre uma comissão do Sindicato Rural e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, durante o mês de abril e início de maio.
Ficou definido um salário normativo de R$ 720,00, a contar a partir de 1º de maio de 2011 até 30 de abril de 2013. No entanto, o salário será revisto ao final do primeiro ano da convenção, ou seja, em 30 de abril de 2012. O aumento salarial foi de 7,46%.
A Convenção Coletiva traz também cláusulas sobre transporte, atestado médico, trabalho volante, horas extras, trabalho noturno, entre outros.
Agora o documento será registrado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).