22/08/2023
Cotidiano

Sistema promete diminuir tempo de processos em até 50% na JF

imagem-13763

Guarapuava – Desde hoje (26), os processos enviados a Justiça Federal de Guarapuava tramitam on-line, graças à instalação do sistema de informática intitulado E-Proc. O objetivo do órgão é diminuir o tempo de tramitação de cada processo, agilizando a resposta da justiça a cada caso. A tendência é que o papel seja abolido aos poucos do trabalho da Justiça Federal – os processos que já circulam pela vara de Guarapuava no jeito convencional continuarão utilizando papel.
De agora em diante, os processos serão encaminhados e tramitarão através do site da Justiça Federal – o juizado especial de Guarapuava, dedicado a processos que envolvem até 60 salários mínimos, já usa o sistema desde 2006. “Calculamos que cerca de 50% do tempo que o processo leva para ser concluído é gasto em rotinas burocráticas e administras. É esse tempo que será poupado”, explica o juiz Márcio da Silva (foto), da vara ordinária de Guarapuava, responsável por processos criminais ou superiores a 60 salários mínimos.
“Trata-se de um marco, que agilizará os processos da Justiça Federal. Em Blumenau existe o exemplo de um caso que foi resolvido em 35 minutos. É claro que não esperamos esse padrão de tempo, mas a rapidez será grande”, comenta o também juiz Marcelo Antonio Cesca. Ele destaca ainda que o Brasil será o primeiro país do mundo a abolir o papel nos processos judiciários.
A Justiça Federal de Guarapuava recebeu em média 260 processos nos últimos três meses. Atualmente existem 7.778 processos tramitando na vara do município, que atende 31 cidades da região. Cada processo leva, em média, três anos para ser concluído.
 
Cleyton Lutz – Rede Sul de Notícias
 
Foto: Nagel Coelho

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.