22/08/2023



Agronegócio

Sociedade Rural: o campo se volta à cidade

Uma comunidade se fortalece se cada uma de suas pontas colabora para a melhoria da outra. Essa é a história que a Sociedade Rural de Guarapuava tem contado desde sua fundação e que agora tem demonstrado com ainda mais força.

Responsável por agregar a classe produtiva do agrobusiness, a Sociedade Rural tem suas contribuições econômicas e agropecuárias destacadas, cada vez mais, a partir das agendas social e ambiental.

O alto padrão tecnológico, a garantia do abastecimento interno com contribuições no aumento do poder de compra das famílias, as boas práticas de produção, além do papel histórico para o desempenho positivo da balança comercial brasileira, são apenas alguns itens que demonstram seu comprometimento com o desenvolvimento do País. O setor agropecuário brasileiro tem uma impressionante história de sucesso: responde, segundo fontes oficiais, por 25% do PIB (Produto Interno Bruto) do País e garante o superávit da balança comercial.

Em Guarapuava, essa importância é ainda maior. A partir de 2011, quando o produtor Johan Zuber Junior assumiu a presidência da entidade, a conectividade da Sociedade Rural com outros segmentos da sociedade posiciona a entidade em um novo olhar dentro do cotidiano urbano. “Queremos que a população veja a Sociedade Rural não apenas como a promotora da Expogua [Exposição Feira e Agropecuária de Guarapuava], mas como uma entidade que se preocupa também outras questões que envolvem a cidade como um todo”, diz Zuber Junior.
Um exemplo dessa nova visão é a parceria que realizada com o Hospital São Vicente de Paulo. O início do trabalho se deu na I Festa Julina, cuja arrecadação proporcionou a compra de um gerador para o hospital filantrópico. “Pela importância do Hospital para Guarapuava e região, não podemos ficar omissos”.

Outra parceria foi feita com lojistas da cidade para a realização do Detona Guarapuava, uma feira de ponta de estoque realizada dentro da estrutura da Sociedade Rural.
Para marcar o aniversário de Guarapuava e, ao mesmo tempo, confirmar mais um ato de solidariedade de seus membros, a Sociedade Rural contribuiu para a realização da Festa das Nações, evento cultural que integrou a programação alusiva ao centenário do Hospital São Vicente de Paulo. De acordo com Zuber, a ideia de envolver a Sociedade Rural no voluntariado sempre esteve atrelada à Expoguá. “Entidades assistenciais de Guarapuava sempre foram beneficiadas com a Expogua, já que a arrecadação de segunda-feira é destinada à Apae, à Apadevi, entre outras. É uma parceria de dez anos”. O estreitamento de relações com a Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) também se acentua com o Pavilhão do Comércio e da Indústria na Expogua.

Outro marco é a parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação durante os Jogos da Juventude, quando o restaurante para atletas e professores foi montado na Sociedade Rural. “A Sociedade Rural faz parte da cidade, do seu desenvolvimento e é isso que as pessoas precisam perceber”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo