22/08/2023
Agronegócio

Sociedade Rural reivindica o novo parque de exposições

imagem-20153

A luta da Sociedade Rural de Guarapuava continua sendo  pela construção do novo parque de exposições do município. Uma reivindicação que está sendo feita pelo presidente da entidade, Nelson Virmond (foto), em consonância com a diretoria, aos  representantes do Município nas esferas estadual e federal aproveitando o tempo de campanha eleitoral.

"Não temos cor partidária e precisamos tanto do município quanto do Estado e do Governo Federal. Por isso, precisamos de um representante de Guarapuava em Brasília", observou Nelson Virmond. Segundo presidente, o primeiro passou que á conseguir a área já foi dado e o município já se comprometeu perante o Poder Judiciário a  doar uma área para o novo parque. "Os candidatos ao Governo do Paraná, Beto Richa e Osmar Dias visitaram o Parque e estão comprometidos a serem parceiros", diz.

A nova área deverá ser às margens da BR-277. "Sabemos que já existem algumas áreas em vista, mas ainda não sabemos o local", disse o presidente da Sociedade Rural. O tamanho ideal para abrigar a estrutura do novo Parque Lacerda Werneck é de no mínimo 10 alqueires, "pensando numa estrutura para os próximos 50 anos" e investimentos de R$ 10 milhões.

Totalmente estrangulado e causando incômodos para moradores de residência no entorno do Parque, o Lacerda Werneck não mais  para onde crescer. São apenas 4 alqueires de área num local que já foi incorporado ao centro da cidade. Em tempos de Expogua (Exposição Feira Agropecuária e Industrial), o som do parque, do rodeio e dos shows, gera reclamações e autuações por parte do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A algazarra nos finais de noite também incomodam os moradores.

Além do local e da infraestrutura do Parque serem inadequados, Guarapuava tem motivos de sobra para ser contemplada com um novo parque de exposições feiras agropecuárias e industriais. O município é sede do maior rebanho de ovinos do Paraná e centro de referência genética das raças Ile de France e Texel. É também centro de referência em genética do gado Charolês  e do Cavalo Crioulo. Nessa raça, depois de Esteio (RS) é Guarapuava.

"Somos o segundo maior produtor de milho em produtividade do mundo perdendo apenas para os Estados Unidos", comemora Nelson Virmond.

A cidade é sede de rankings importantes em nível nacional, como por exemplo, a final do Campeonato de Ovinos; uma etapa do Paranaense de Gado Nelore; o julgamento das raças bovinas Angus e Canchim. "E estamos na 35° Expogua, referência em tradição e qualidade. O exemplo disso é que hoje faltam estandes para vandas. A procura está muito maior do que podemos ofertar", observa.

Com eleições agendadas para o final deste ano, Nelson Virmond disse que se conseguir o novo Parque de Exposições não concorrerá à releição. "Aí então já fiz a minha parte", afirmou.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.