22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Previsão do tempo

Sol e calor devem marcar fim de semana em Guarapuava

Chuvas devem dar uma trégua neste sábado (21) e o sol aparece. Mas no domingo (22), pode ter chuva, mas o tempo deve ser quente nos dois dias

Previsão-sol

Chuvas devem dar uma trégua neste sábado (21) e o sol aparece (Foto: Mayara Maier/Portal RSN)

*Reportagem com vídeo

Tem gente achando que os guarapuavanos já viraram sapo, com tanta chuva que tem caído nesta semana. Dá uma esquentadinha e logo as nuvens começam a ficar carregadas. Nesta sexta (20), os termômetros devem chegar a 24°C e um forte temporal caiu logo no começo da tarde. Inclusive, teve até granizo. As chuvas intensas inundaram as ruas e os motoristas se arriscaram em meio à água.

Confira um vídeo abaixo feito na rua Saldanha Marinho no Centro de Guarapuava.

A previsão afirmava que ia chover 5,9 milímetros, mas por volta das 13h, as chuvas já tinham somado 20,6 milímetros, conforme o Simepar. O pesquisador Aparecido Ribeiro de Andrade, professor do Departamento de Geografia da Unicentro explicou que as chuvas estão dentro da normalidade.

Em janeiro, a média climatológica de chuva para Guarapuava é de 200 milímetros. E até agora o acumulado está próximo de 100 milímetros e já estamos no dia 20. Normalmente se espera chuva e temperatura um pouco abaixo do normal, mas são as irregularidades que prevalecem, ou seja, alternância de períodos normais com dias fora do padrão esperado. De certa forma, é o que tem ocorrido.

Outro fenômeno que se destacou nesta semana foi o vendaval que causou estragos na Região. O professor afirma que eles são bastante comuns nesta época do ano. “Ele pode se formar, tanto pela chegada de uma frente fria, como pelo aquecimento rápido e elevado da superfície. Essa condição faz com que aumente a velocidade do vento rapidamente, provocando instabilidades. Nessa condição a tendência é que o ar quente e úmido se concentre em áreas de baixa pressão e aí se eleve”.

Assim, o que passou por Guarapuava ganhou até um nome entre os meteorologistas: “gustornado”. Isso porque é algo parecido com um tornado, porém passageiro e de menor intensidade. “Esse processo causa o giro (rotação) do ar e a consequência disso é a ascensão rápida desse ar em velocidades elevadas. Levando consigo material de superfície”.

PRÓXIMOS DIAS

Os amantes do sol podem se alegrar, pois após a tempestade sempre tem um céu azul. E de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) o solzão vai estar de volta neste sábado (21). Amanhã, a mínima será de 16°C e a máxima de 26°C. Então dá para aproveitar a piscina, já que não há previsão de chuva.

No domingo (22), o dia também promete altas temperaturas que podem variar de 17°C a 27°C. As chuvas devem voltar, mas vão somar apenas 10,5 milímetros. As rajadas de vento serão fortes, podendo chegar a 46 Km/h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo