22/08/2023
Cotidiano Em Alta Esportes

‘Taekwondo para Todos’ abre caminhos para o esporte e para a vida

Resultado vem dentro e fora do tatame: Fernanda Pereira, aluna do projeto, se classificou para o Super Brasileiro após medalha de prata no Paranaense

Atualmente, projeto conta com oito turmas (Foto: Divulgação)

Há mais de uma década em Guarapuava, o Projeto Taekwondo para Todos já impactou a vida de mais de 2.500 pessoas. Idealizado pelo mestre Marcio Luis Pereira, faixa preta 5º dan e praticante da arte marcial há 33 anos, o projeto nasceu do desejo de tornar o esporte acessível a todos, independente da condição financeira. “Assim como o taekwondo me ajudou a moldar a minha vida, queria levar isso para outras pessoas.”

Atualmente, o projeto conta com oito turmas espalhadas pela cidade, atendendo cerca de 200 alunos entre crianças e adultos. As aulas são gratuitas e financiadas com recursos do programa Proesporte municipal. Para participar, basta comparecer nos locais e horários das turmas e fazer a inscrição. Além de ensinar as técnicas de luta e formar atletas, a missão do projeto é social, de acordo com Marcio. “Meu sonho não é só fazer aluno campeão paranaense, brasileiro… é fazer pessoas campeãs para a vida.”

RESULTADOS

Essa filosofia já dá frutos concretos: entre os medalhistas guarapuavanos no 44º Campeonato Paranaense de Taekwondo, no último fim de semana (18 a 20 de julho), está Fernanda Pereira — aluna do projeto — que garantiu a prata e a classificação para o Super Brasileiro. A competição nacional ocorre em setembro, em Aracaju, Sergipe. Jean Carlos Pereira, outro nome da equipe local, conquistou ouro e também a vaga para o nacional.

Para Fernanda, o taekwondo trouxe disciplina e coragem para se comunicar melhor. “Consegui me expressar com as pessoas, conversar. Então o taekwondo me disciplinou e me ajudou muito.”

Para Milena dos Santos, outra participante do projeto, o sentimento é de pertencimento. “É como uma segunda família. Quem eu sou, eu devo ao taekwondo.” Rafael Tavares, formado pelo Taekwondo para Todos, hoje é professor do esporte. “Quem eu era antes, eu não sei responder. Porque quem eu sou, eu sei que é o taekwondo que fez.”

Fernanda Pereira, Rafael Tavares e Milena dos Santos (Foto: Divulgação)

Com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, e por meio do projeto de rendimento “Taekwondo Gerando e Realizando Sonhos”, financiado pelo Proesporte Estadual, atletas em destaque passaram a receber treinamento específico e suporte para participar de competições fora do Estado, inclusive Fernanda. Marcio também é o mestre desse projeto.

LOCAIS E HORÁRIOS DAS AULAS

CETT (antigo fórum, atrás da catedral): Adolescentes/adultos – terça e quinta, às 20h, e segunda e quarta, às 19h.
Crianças – terça e quinta, às 18h45, e sábado às 14h; Colégio Cívico Militar Heitor Rocha Kramer – terça e quinta, às 18h30; Colégio Estadual Cristo Rei – segunda e quarta, às 17h30; Colégio Moacir Júlio Silvestri – segunda e quarta, às 17h30; Céu das Artes – sábado, às 11h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.