22/08/2023



Agronegócio

Taxas de juros para Plano Safra sobe em média 1ponto percentual

Da redação, via EBC

 

As taxas de juros dos programas do Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015 subiram em nível inferior ao aumento da taxa básica de juros, a Selic, segundo argumentou o ministro da Agricultura, Neri Geller. O plano foi lançado hoje (19), com recursos previstos em R$ 156,1 bilhões, aumento de 14,7% em relação à safra 2013/2014.

De acordo com o ministério, do plano anterior para este, a taxa média de juros anual subiu 1 ponto percentual. O ministro argumentou que a taxa Selic subiu bem mais, ao passar de 7,5% ao ano, em abril de 2013, para os atuais 11% ao ano.

O ministro argumentou ainda que no início do governo Lula, as taxas de juros para custeio e investimento estavam, em média, em 8,75%, e em alguns programas chegavam até a 10,75%. “No ano passado, conseguimos reduzir ainda mais a taxa de juros, passando para 3,5% no caso da armazenagem. No PSI [Programa de Sustentação do Investimento] é 3,5%. Este ano, reativamos o Moderfrota, reduzindo a taxa de 5,5% para 4,5%”, disse o ministro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo