O ‘Prêmio Melhores TCCs’, premiou trabalhos de instituições de ensino guarapuavanas como os melhores do Paraná em duas modalidades. A Regional de Guarapuava conquistou títulos nas modalidades de Elétrica e Agrimensura. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) premiados são da Campo Real e da Unicentro
Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), o Prêmio consagrou os guarapuavanos duas vezes entre oito modalidades. Dessa forma, Mariza Aparecida Duda do Amaral de 44 anos e Rodrigo Moretto Zazula de 27 anos saíram vitoriosos.
Rodrigo conquistou o 1º lugar em Elétrica, com o trabalho ‘Análise de Eficiência de um Painel Fotovoltaico utilizando um Rastreador Solar Comparado a um Estacionário’. Orientado pela professora Isabelle Córdova Gomes, do Centro Universitário Campo Real, ele recebeu incentivos dos professores para participar do Prêmio. Além disso, ele afirmou que a conquista lhe ofereceu confiança para atuar no mercado de trabalho.
Foi um enorme estímulo a continuar com pensamentos e soluções criativas aplicadas à engenharia elétrica, não deixando morrer a vontade de estudar e de me especializar cada vez mais.
Já a estudante Mariza Aparecida da Universidade Estadual do Centro-Oeste conquistou o 2º lugar na modalidade Agrimensura. Assim, com orientação do professor Adalto Gonçalves de Lima, ela apresentou o trabalho ‘Vulnerabilidade de Área de Recarga Hídrica Associada à Zona Fraturada em um ponto da Br-277, Bacia do Rio das Pedras, Guarapuava-PR’.
As produções científicas dentro dos Departamentos de Geografia são incríveis. Enquanto pesquisadora, acadêmica, geocientista e profissional geógrafa, acredito que somos capazes de muito mais, desenvolvemos trabalhos e pesquisas de grande importância tanto na área da geografia física como humana.
A PREMIAÇÃO
A premiação oportuniza aos autores dos três melhores TCCs de cada modalidade submeter a produção para publicação na Revista Técnico-Científica do Crea-PR. Bem como ocorre a entrega de certificados do “Prêmio TCC”. Além disso, todos os TCCs inscritos ficam disponíveis na Biblioteca Virtual do Conselho.
Por fim, o prêmio tem como objetivo valorizar o conhecimento técnico e científico das áreas ligadas ao Sistema Confea/Creas (Engenharia, Agronomia e Geociências). Conforme o Crea-PR, neste ano com cerca de 300 trabalhos inscritos a premiação ocorreu nas etapas regional, nas oito regionais, e final.
Leia outras notícias no Portal RSN.