22/08/2023
Agronegócio

TECNOLOGIA: Público no Dia de Campo de Verão 2009 fica dentro das expectativas

imagem-4190

Guarapuava – Com a participação de cooperados, produtores rurais e estudantes, a Agrária realizou na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), no distrito de Entre Rios, mais uma edição do Dia de Campo de Verão. Ponto alto do evento, as estações de pesquisadores da FAPA apresentaram temas como manejo de doenças na cultura do milho, cultivares de soja e espaçamento entre linhas, milho transgênico (híbridos comerciais e manejo de pragas), além de quantificação de perdas e manejo de adubos nitrogenados em milho. Empresas de sementes e de agroquímicos apresentaram em seus estandes, nos dias 25 e 26 de março, palestras técnicas sobre seus mais recentes lançamentos. Outro ponto de destaque da programação, foi a palestra do doutor em economia agrícola, analista da Conab e professor da UFPR e da UNIFAE, Eugênio Stefanelo. Na barraca central do evento, o especialista em commodities mostrou as atuais perspectivas dos mercados de milho e soja no contexto da crise econômica mundial.
De acordo com a comissão organizadora do Dia de Campo de Verão, no primeiro dia, dedicado aos associados da Agrária, houve a presença de 110 cooperados, ao lado de outros 80 visitantes. No segundo dia, com programação idêntica à do primeiro, o evento registrou a visitação de 42 cooperados e de cerca de 330 outros participantes. Mais uma vez, estudantes de cursos superiores ligados ao agronegócio e alunos do Ensino Médio, de cursos técnicos de agricultura, compareceram em grande número.
À frente da organização, o coordenador da Assistência Técnica da Agrária, Arival Cramer, considerou que a presença de público no Dia de Campo atendeu as expectativas: “A participação estava dentro do que nós esperávamos, enfocamos sempre os produtores de maior tecnologia da região e que tenham interesse por novidades e alta rentabilidade”.
O coordenador considerou que a apresentação de resultados de pesquisa, diretamente ao agricultor, é a consolidação do trabalho da Cooperativa no setor da pesquisa. “Nós temos um ano inteiro de pesquisas e ensaios sendo realizados. Neste momento, temos de prestar contas aos nossos acionistas. É no campo que nós mostramos a vantagem de se ter uma instituição como a FAPA”, comentou. A participação das empresas também é considerada importante para a difusão de novidades. “É muito interessante o produtor já ter o conhecimento quando se fizer uso da tecnologia”, observou o coordenador da Assistência Técnica. A participação dos alunos no evento também foi ressaltada: “Eles são o futuro”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.