As temperaturas elevadas, a baixa reservação de água e o aumento considerável no consumo tem afetado diretamente o abastecimento da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Assim, a companhia informa que o sistema de Laranjeiras do Sul está com o abastecimento comprometido. Sendo necessário fazer algumas “manobras” emergenciais na rede de distribuição de água.
Além disso, as equipes seguem fazendo a análise diária do sistema. Mas informam que poderá ocorrer interrupção nesta sexta (23) no abastecimento de Laranjeiras do Sul. Bem como no fim de semana, em função do comportamento do consumo. Se não houver necessidade, os registros permanecerão abertos. No entanto, caso seja necessário, o fechamento ocorrerá das 16h às 7h da manhã do dia seguinte. “A previsão de normalização gradativa deve ocorrer a partir das 8h”.
FALTA DE ABASTECIMENTO
Na sexta (23) a interrupção deve ocorrer no Loteamento Cordeiro, BNH, Vila Mos, Vila São Miguel e Vila São Vicente. Assim como, Loteamento Mineiro, Cristo Rei, João Fernandes, Aparecida, São Francisco, Monte Castelo e Palmeiras. Do mesmo modo no Parque Industrial e nas Regiões da área central próximas à rodoviária e ao Fórum.
Já no sábado (24) no bairro Jaboticabal, Vila Rural, Santo Antônio de Pádua, Marchesi, Itália e Bancários. Além disso, no Água Verde, Presidente Vargas, Panorama, condomínios Maria Antônia, Iguaçu, Almirante da Serra e Viena, Cidade Alta e Paris. Também no Loteamento Badoti e Regiões da área central, nas proximidades da Apae, do Seminário, do Colégio das Irmãs, da igreja ucraniana, da igreja matriz Santana e do Iguaçu Tênis Clube.
No domingo (25) no Loteamento Cordeiro, BNH, Vila Mos, Vila São Miguel, Vila São Vicente, Loteamento Mineiro. Do mesmo modo no Cristo Rei, João Fernandes, Aparecida, São Francisco, Monte Castelo, Palmeiras. Assim como Parque Industrial e nas Regiões da área central próximas à rodoviária e ao Fórum.
Por fim, na segunda (26) no Jaboticabal, Vila Rural, Santo Antônio de Pádua, Marchesi, Itália, Bancários, Água Verde. Além disso. no Presidente Vargas, Panorama, condomínios Maria Antônia, Iguaçu, Almirante da Serra e Viena. Também na Cidade Alta, Paris, Loteamento Badoti e Regiões da área central, nas proximidades da Apae, do Seminário, do Colégio das Irmãs, da igreja ucraniana, da igreja matriz Santana e do Iguaçu Tênis Clube.
ORIENTAÇÕES
Conforme a Sanepar, os clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água. Assim, com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
A Sanepar orienta para que se faça uso racional e inteligente da água. Evite lavar carros e calçadas. Adie toda atividade que demande água e não seja urgente. Como lavagem de cobertores, cortinas, limpeza pesada, lavagem de automóveis, entre outras.
Do mesmo modo, não use a mangueira como vassoura. Adote hábitos de uso econômico: feche a torneira enquanto ensaboa as mãos, enquanto ensaboa a louça, enquanto faz a barba e escova os dentes. Reduza o tempo de banho: 5 minutos é o necessário. Verifique torneiras pingando e possíveis vazamentos. Faça o reuso da água de lavagem e enxágue das roupas para lavar pisos, calçados, regar jardins. Colabore!
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Além disso, para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site.
Leia outras notícias no Portal RSN.