A falta de energia elétrica provocada pelas fortes chuvas e ventania que atingiram o Paraná no sábado (23) afetou o abastecimento de água em 85 localidades abastecidas pela Sanepar no fim de semana. Entre os municípios atingidos está Turvo, que também teve o abastecimento de água comprometido nesse domingo (24) em decorrência do temporal.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, apesar de todos os esforços das equipes da Copel, algumas unidades de produção e de distribuição de água ainda estão sem energia, inviabilizando a operação. Esta é a segunda vez, em 10 dias, que as tempestades causam estragos e prejudicam o abastecimento de água no Estado.
Em Foz do Iguaçu, o temporal prejudicou o abastecimento de água para 70% da cidade. Em Londrina 15% dos imóveis ainda estavam com o abastecimento comprometido nesse domingo (24). Além disso, na Região de Paranavaí, 13 cidades tiveram o abastecimento de água paralisado.
A tempestade ainda afetou o abastecimento nas Regiões de Cascavel, Toledo, Apucarana, Arapongas, além de Campo Mourão e Umuarama. Conforme as informações, todo maquinário e equipamentos de grande porte nas mais de 3.400 unidades operacionais da Sanepar nos 346 municípios onde a Companhia atua, precisam do fornecimento de energia.
No caminho percorrido pela água, há necessidade de motores, bombas, válvulas e sistemas de automação. Desse modo, esses equipamentos utilizam energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água.
Leia outras notícias no Portal RSN.