22/08/2023



Cotidiano Paraná Região

Temporal do fim de semana afeta abastecimento de água em Turvo

Fortes chuvas e ventania que atingiram o Paraná no sábado (23), afetaram o abastecimento de água em 85 localidades abastecidas pela Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) Foto: Divulgação Sanepar

Fortes chuvas e ventania que atingiram o Paraná no sábado (23), afetaram o abastecimento de água em 85 localidades abastecidas pela Sanepar (Foto: Divulgação/ Sanepar)

A falta de energia elétrica provocada pelas fortes chuvas e ventania que atingiram o Paraná no sábado (23) afetou o abastecimento de água em 85 localidades abastecidas pela Sanepar no fim de semana. Entre os municípios atingidos está Turvo, que também teve o abastecimento de água comprometido nesse domingo (24) em decorrência do temporal.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, apesar de todos os esforços das equipes da Copel, algumas unidades de produção e de distribuição de água ainda estão sem energia, inviabilizando a operação. Esta é a segunda vez, em 10 dias, que as tempestades causam estragos e prejudicam o abastecimento de água no Estado.

Em Foz do Iguaçu, o temporal prejudicou o abastecimento de água para 70% da cidade. Em Londrina 15% dos imóveis ainda estavam com o abastecimento comprometido nesse domingo (24). Além disso, na Região de Paranavaí, 13 cidades tiveram o abastecimento de água paralisado.

A tempestade ainda afetou o abastecimento nas Regiões de Cascavel, Toledo, Apucarana, Arapongas, além de Campo Mourão e Umuarama. Conforme as informações, todo maquinário e equipamentos de grande porte nas mais de 3.400 unidades operacionais da Sanepar nos 346 municípios onde a Companhia atua, precisam do fornecimento de energia.

No caminho percorrido pela água, há necessidade de motores, bombas, válvulas e sistemas de automação. Desse modo, esses equipamentos utilizam energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo