Fim de semana pode ser para curtir, descansar e também para cuidar da saúde. Pensando nisso, neste sábado (15) e domingo (16), os alunos de medicina da Unicentro vão promover ações para a comunidade da campanha Julho Verde. O mês é dedicado para a conscientização do câncer de cabeça e pescoço.
Hoje (15), os alunos vão estar em uma tenda na rua XV de Novembro, das 9h às 13h. Quem passar por lá, vai poder fazer o exame físico de cabeça e pescoço para identificar sinais precoces da doença. O exame físico consiste na inspeção da cavidade oral e da pele do rosto e pescoço a procura de lesões suspeitas, mas o paciente não sente dor.
Já neste domingo (16), o atendimento ocorre no Shopping Cidade dos Lagos, das 11h às 19h30. Mas a programação não vai parar por aí, até o dia 23 de julho a comunidade poderá contar com as ações.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de cabeça e pescoço é um nome genérico para os tumores malignos que podem se formar na cavidade oral, glândulas salivares, faringe, seios paranasais, cavidade nasal, laringe, tireóide e esôfago.
ORGANIZAÇÃO
Desse modo, as instituições buscam chamar atenção da população para essa doença, aproveitando o dia 27 de julho, que é o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço. Em Guarapuava, a ação tem como organizadores a Liga Acadêmica de Oncologia (LAONCO), Liga Acadêmica de Anatomia Humana Aplicada (LAAHA), assim como pelo Instituto de Pesquisa do Câncer (IPEC) e o Cilla Tech Park. Além da Unicentro, Instituto Prime, com apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava e da Prefeitura Municipal de Guarapuava.
Além disso, vários pontos da cidade serão iluminados de verde em homenagem à campanha. Por fim, caso a comunidade tire uma foto em frente a um desses lugares, poderá marcar a @laoncounicentro, @laahaunicentro, @ipecguarapuava, @guarapuava_pref e @instituto_prime.
Leia outras notícias no Portal RSN.