22/08/2023



Brasil Educação

Termina hoje (22) as inscrições para o Encceja 2020

O exame serve para conceder o diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio para quem que não conseguiu obter na idade adequada

ensino_medio_0

Termina hoje (22) as inscrições para o Encceja 2020 (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Termina nesta sexta (22) o prazo para a inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A aplicação das provas para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril deste ano e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. A inscrição pode ser feita pelo site.

Conforme a Agência Brasil, o exame serve para conceder o diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio para os jovens e adultos que não conseguiram obter na idade adequada. Contudo, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental. E no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame. De acordo com o Ministério da Educação, a participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária, gratuita.

O EXAME

Além disso, o exame constituiu em quatro provas objetivas, de acordo com o nível de ensino. Assim, contendo cada uma 30 questões de múltipla escolha nas áreas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia. O candidato também será avaliado por meio de uma redação.

Conforme o edital do Encceja, o participante inscrito que não comparecer às provas de todas as áreas do conhecimento e quiser participar do Encceja 2021 deverá justificar a ausência. Todavia, caso o participante não justifique a ausência, ele deverá ressarcir um valor determinado pelo ministério, conforme orientações divulgadas no site.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo