As mantenedoras de ensino que desejarem participar do próximo processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), têm até 14 de dezembro para preencherem as informações exigidas. De acordo com o Ministério da Educação, a instituição precisa informar o curso, turno e local de oferta das vagas para financiamento. A seleção vale para o primeiro semestre de 2022.
Além disso, as instituições devem informar os valores das semestralidades dos cursos de graduação com oferta de vagas no Fies; as formas de reajustes do valor total do curso; o processo seletivo próprio para formação de turma em período inicial. E ainda proposta de número de vagas ofertadas neste primeiro processo seletivo de 2022.
De acordo com o edital nº 81, publicado no dia 1º de dezembro, são dois os períodos para a adoção de procedimentos por parte das mantenedoras. Em uma segunda etapa, de 15 a 20 de dezembro, as mantenedoras poderão revisar e retificar o Termo de Participação. O documento é exigido das instituições que desejarem participar do Fies.
Por fim, a seleção das vagas é feita pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC. A Secretaria observa disponibilidade orçamentária e financeira e conceito no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).
Leia outras notícias no Portal RSN.