22/08/2023


Brasil Educação

Termina na terça (14), prazo para adesão de mantenedoras ao Fies

De acordo com o Ministério da Educação, a instituição precisa informar o curso, turno e local de oferta das vagas para financiamento pelo Fies

Fundo de Financiamento Estudantil,Fies

As mantenedoras de ensino que desejarem participar do próximo processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), têm até 14 de dezembro para preencherem as informações exigidas. De acordo com o Ministério da Educação, a instituição precisa informar o curso, turno e local de oferta das vagas para financiamento. A seleção vale para o primeiro semestre de 2022.

Além disso, as instituições devem informar os valores das semestralidades dos cursos de graduação com oferta de vagas no Fies; as formas de reajustes do valor total do curso; o processo seletivo próprio para formação de turma em período inicial. E ainda proposta de número de vagas ofertadas neste primeiro processo seletivo de 2022.

De acordo com o edital nº 81, publicado no dia 1º de dezembro, são dois os períodos para a adoção de procedimentos por parte das mantenedoras. Em uma segunda etapa, de 15 a 20 de dezembro, as mantenedoras poderão revisar e retificar o Termo de Participação. O documento é exigido das instituições que desejarem participar do Fies.

Por fim, a seleção das vagas é feita pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC. A Secretaria observa disponibilidade orçamentária e financeira e conceito no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo