22/08/2023
Brasil Educação

Terminam nesta quarta (13) as pré-inscrições para o EJA Online 2019

Exame é gratuito e é voltado às pessoas com mais de 15 anos, que desejam retomar os estudos e obter uma certificação no Ensino Fundamental

Exames online EJA

(Foto: Hedeson Alves/Arquivo SEED)

Esta quarta feira (13) é o prazo final das pré-inscrições para os Exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Online 2019. A prova é voltada à pessoas com mais de 15 anos, que desejam retomar seus estudos e obter uma certificação no Ensino Fundamental.

Será aprovado o participante que tiver nota igual ou superior a 6,0 em todas as provas recebendo uma certificação de conclusão do Ensino Fundamental. Caso o inscrito tenha obtido nota suficiente apenas em algumas disciplinas, receberá uma Declaração de Proficiência nas que teve média.

“Os Exames da EJA Online são uma oportunidade de continuidade de estudos, principalmente para pessoas que trabalham e não podem frequentar a Educação de Jovens e Adultos regular, bem como para estudantes que precisam concluir apenas uma ou duas disciplinas para obter sua certificação”, explica a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Marcia Dudeque.

O EJA Online é feito pela Secretaria da Educação do Paraná e as inscrições são gratuitas. As provas são em duas etapas, abrangendo oito disciplinas do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano.

A primeira etapa será no dia 28 de março. O exame é aplicado ao longo do dia em computadores dos laboratórios de informática das escolas credenciadas. A redação é a única exceção do procedimento online, pois deve ser escrita em uma folha própria e corrigida por um professor no local. A duração das provas de conhecimento é de 1h30 e a de Língua Portuguesa e Redação é de 2h.

Para a segunda etapa, os interessados devem ficar atentos ao cronograma para o mês de abril, quando devem se inscrever novamente, com o prazo limite até o dia 12/04, e fazer as provas no final do mês, em 30/04.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.