22/08/2023



Cotidiano Saúde

Teste on-line alerta sobre os riscos de diabetes tipo 2

O teste on-line é feito a partir de perguntas sobre hábitos de vida e permite entender o risco de desenvolver a doença

teste oline

Exame da curva glicêmica; insulina,monitor de glicemia

Exame da curva glicêmica (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Para alertar a população e sensibilizar as pessoas sobre o risco do diabetes tipo 2, um laboratório farmacêutico lançou a campanha Resposta na Ponta do Dedo. Além disso, convida os interessados a fazer um teste on-line que permite entender o risco de desenvolver a doença. Isso, a partir de perguntas sobre os hábitos de vida e histórico familiar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), pelo menos 90% das pessoas com diabetes têm o tipo 2. Esse tipo é aquele em que o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz. Ou, ainda, não produz a quantidade suficiente da substância para controlar a glicemia.

Conforme dados do Atlas do Diabetes, produzido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o quinto país no mundo em incidência da doença, com 16,8 milhões de portadores. Apesar de ser uma doença crônica, o diabetes é controlável e o paciente pode ter uma vida normal.

TESTE ON-LINE

Para fazer o teste, basta acessar o link. Dessa forma, caso o resultado seja moderado, alto ou muito alto, a pessoa recebe um voucher para fazer um teste gratuito de glicemia capilar, conhecido como teste de ponta dedo.

Segundo a Agência Brasil, os testes estão sendo oferecidos em todo o Brasil nas grandes redes de farmácia. A lista completa está disponível no site da campanha, na aba “Buscar farmácia”. Contudo, ainda não há farmácias em Guarapuava parceiras da campanha. Na Região, há apenas em Irati e Francisco Beltrão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo