22/08/2023
Cotidiano Em Alta

TJ-PR estreia votação secreta na escolha de advogadas para o TRE

Tribunal Pleno define lista tríplice exclusivamente feminina em sessão marcada por mudança no regimento e clima de disputa nos bastidores

TRE Paraná (Foto: divulgação)

A sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) marcada para segunda (26) deve entrar para a história do Judiciário local por dois motivos. Além de definir uma lista tríplice formada exclusivamente por mulheres para uma vaga no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a votação ocorre, pela primeira vez, sob sigilo.

A mudança passou a compor o regimento interno do TJ-PR por meio da Emenda Regimental nº 38, de 12 de dezembro de 2025. Conforme o novo texto, caberá ao Pleno indicar, “em sessão pública e mediante votação secreta”, os advogados que comporão o TRE. A regra também deverá ser aplicada nas escolhas relacionadas ao quinto constitucional, tanto para vagas destinadas à OAB quanto ao Ministério Público. Já a definição de nomes para a cúpula do tribunal segue tradicionalmente sob votação secreta.

De acordo com os bastidores da eleição, a disputa pela vaga  ganhou escala. O número de candidatas saltou de cinco para 14, quase triplicando a concorrência. Concorrem: Ana Carolina de Camargo Clève, Claudete Carvalho Canezin, Juliana Bertholdi, Mariane Yuri Shiohara Lübke e Tatiane de Cássia Viese. Além de Amanda de Oliveira Silva Macuco, Caroline Amadori Cavet, Josyane Mansano, Leny Terezinha Ferreira, Luciane Maria Mezarobba. E ainda, Mariluz Capeleto Jandrey, Nicole Trauczynski Muffone, Nina Rosa de Lima e Rafaela Almeida Noble.

Após a definição da lista tríplice pelo TJ-PR, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolher a próxima integrante da Corte Eleitoral. A escolhida ocupará a cadeira atualmente vinculada à vaga do advogado José Rodrigo Sade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.