22/08/2023
Brasil Economia

Trabalhador poderá sacar o FGTS de contas inativas

imagem-124550

Da Redação

Brasil – Trabalhadores brasileiros poderão sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de contas inativas até 31 de dezembro de 2015. O anúncio foi feito pelo presidente Michel Temer nesta quinta (22), em Brasília. Entende-se por conta inativa aquela que em que o empregado deixa de receber os depósitos do empregador por extinção ou rescisão do contrato de trabalho.

A medida faz parte de uma tentativa do governo de reaquecer a economia. O presidente explicou que não haverá limite para o saque. O trabalhador, se quiser, poderá sacar todo o valor que tem na conta inativa. O presidente não detalhou a partir de quando o saque será liberado.

De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o cronograma para o saque de contas inativas será divulgado até o início de fevereiro e levará em conta a data de nascimento dos beneficiários.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o trabalhador pode consultar o saldo no site da Caixa e por meio de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows). É possível ainda fazer um cadastro para receber informações por mensagens no celular ou por e-mail.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.