Devido ao fechamento das Agências do Trabalhador em alguns municípios, incluindo Guarapuava, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho orienta o uso da internet. O aviso é para os trabalhadores que buscam vagas de empregos e aos empresários que ofertam vagas. De acordo com a Secretaria, a solicitação do requerimento do seguro-desemprego também pode ser feita de modo on-line.
Conforme a orientação, os serviços podem ser feitos por meio do aplicativo Sine Fácil, que pode ser baixado gratuitamente pela Play Store ou Apple Store, pelo site empregabrasil.mte.gov.br ou pelo próprio site da Secretaria da Justiça (www.justica.pr.gov.br/trabalho). Os empregadores estão cadastrando as vagas normalmente, e os trabalhadores podem pesquisar todas as vagas abertas na cidade.
COMO ACESSAR
De acordo com a Seju, para acessar o Sine Fácil é necessário um QRcode que pode ser solicitado diretamente no site da Secretaria da Justiça, pelo Chat do Trabalhador .
SEGURO-DESEMPREGO
Aos trabalhadores que precisam solicitar o seguro-desemprego durante a pandemia podem fazer todo o requerimento do benefício pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.
COMO SOLICITAR
Para solicitar o Seguro-Desemprego, o trabalhador deve seguir alguns passos:
- Baixar gratuitamente o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na Play Store ou Apple Store;
- Depois fazer o cadastro no portal www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho e criar um “login” e senha;
- Acessar os serviços digitais para o Seguro-desemprego, e selecionar a opção Requerer o Seguro-desemprego;
- Na tela seguinte, clicar na função Solicitar Seguro-desemprego;
- Informar o número do Requerimento do Seguro-desemprego fornecido pelo empregador e clicar em localizar.
MAIS INFORMAÇÕES
Conferir se as informações estão corretas, concordar com os termos e clicar em concluir. Confirmar a solicitação do benefício. Na etapa seguinte irá aparecer a frase “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e também as informações sobre o benefício, como a quantidade e o valor das parcelas, e as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.
Por fim, se algum desses passos não funcionou ou se a solicitação apresentou algum erro e não foi realizada com sucesso, é possível entrar em contato por telefone com a Agência do Trabalhador mais próxima para resolver a situação.
Leia outras notícias no Portal RSN.