22/08/2023

Trabalho que não tem preço!

Foi muito bom ver a animação da torcida dos 28 grupos implantados na cidade. Eram homens e mulheres, com idade superior a 60 anos,em sua maioria, que por algumas horas gritaram, apitaram, batucaram para apoiar o candidato que os representavam.

No CTG Fogo de Chão, quer seja nas mesas lotadas ou na passarela, a auti-estima estava em alta. As mulheres tomaram cuidado com a maquiagem cabelo, vestido, sapato. Algumas prefiram usar modelos mais ousados. Os homens vestiram terno; um deles prefriu o smoking. Nenhum candidato poupou simpatia e elegância. Muito mais do que um desfile, o evento deu um show de lição de vida, de exemplo de superação. Senhoras acima dos 60 aos 83 anos de idade; homens dos 60 aos 78 anos, mostraram que beleza, realização de sonhos, não tem idade.

Olhando aquelas pessoas, cidadãs guarapauvanas, que moram nos bairros mais próximos do Centro, na periferia, desfilando com desenvoltura, caprichando na performance, fique imaginando o que aquele momento estava significando. Vi senhorinhas tremendo de emoção e homens nervosos, emocionados. Vi o orgulho em cada olhar, em cada cumprimento dedicado aos jurados. Fiquei imagindo se aquelas senhoras que moram na ex- Toca da Onça, no Boqueirão, no Tancredo Neves, no Boqueirão, no Jardim das Américas e em outros lugares da periferia, em algum momento das suas vidas se imaginaram escolhendo um vestido de gala, se maquiando, passando por uma produção e desfilando num concurso de beleza. Mas se concursos como esses, até pouco tempo, faziam parte apenas do sonho feminino, o que dizer dos homens "maduros" que encantaram o público?  E que dizer da senhora de 83 anos que  equilibrou sobre sapatos com  saltinhos tomando cuidado para não sair da passarela demarcada ppr um tapete vermelho sobre o chão? 

Trabalhos como esse não tem preço. Aliás, para a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que desenvolve esse trabalho, e a qual também observei o envolvimento, a recompensa é única: a inclusão!.   

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo