22/08/2023
Cotidiano

Tradicional loja se rende ao novo

imagem-24838

Quem caminha pelas ruas de Guarapuava, atento ao que acontece a sua volta, já deve ter notado que uma das casas de comércio mais tradicionais da cidade, na esquina da Rua XV de Novembro com a Getúlio Vargas, está reformando sua fachada.
42 anos depois de abrir as portas naquele ponto, a família Rocha resolveu modernizar o prédio que abriga a Casas Real e manter a tradição da loja, uma das mais antigas da cidade. Várias gerações de guarapuavanos se mantêm fiéis e são clientes há muitos anos. “Vendemos enxovais aos pais, aos filhos e agora estamos vendendo aos netos”, diz Záclis Rocha, que administra a loja junto com o irmão Caio, depois da morte do pai em 2006.
“Seu” Oswaldo Rocha abriu a primeira loja em 1946 na Rua Getúlio Vargas com a Coronel Saldanha, depois mudaram para a Senador Pinheiro Machado e finalmente em julho de 1969, instalaram-se onde permanece até hoje.
Sobre o motivo da reforma, Záclis disse que o pai já tinha o desejo de realizar melhorias no prédio, mas que foram adiando a idéia. Foi quando as pastilhas amarelas que revestiam a velha fachada começaram a cair que o antigo projeto foi retomado. “Pra você ter idéia de como a qualidade das construções naquela época era boa, nós trocamos as 160 telhas de barro agora, pela primeira vez”, conta orgulhosa a proprietária. Segundo ela, as reformas não vão ficar só do lado de fora. A parte interna da loja também será modernizada, acompanhando o desenvolvimento dessa região da cidade, que abriga várias lojas de confecções e que está atraindo cada vez mais novos empresários. E quem não quer ficar atrás, aposta na modernização e lança finalmente o olhar empreendedor para o futuro, para o desenvolvimento. O novo sempre vem.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.