Durante o período de obras para construção da trincheira de acesso aos bairros Cidade dos Lagos e Xarquinho, o tráfego de veículos da PR-466 está sendo desviado para marginal da rodovia. O desvio se estende por 900 metros, entre as rotatórias do Guaratu e Xarquinho. A construção da trincheira vai permitir maior fluidez no intenso tráfego de veículos dessa região.
Atualmente, as equipes trabalham na construção da base da trincheira e na finalização da drenagem e terraplanagem. A obra contempla ainda a duplicação da PR-466, no trecho entre o viaduto da BR-277 e o posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), totalizando 3,4 quilômetros.
Na região, é também ocorre a implantação de uma nova rotatória, realocação do posto da PRE e duas passarelas para pedestres, uma dando acesso ao bairro Primavera e a outra ao Industrial.
O investimento total, de acordo com informações da Prefeitura de Guarapuava, é de R$ 26,9 milhões, financiados pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).