Da Redação
Curitiba – O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), instalou nesta segunda feira (06), a terceira sessão desta legislatura e recebeu das mãos do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, que representou o governador Beto Richa, um relato da situação do Estado e o plano de metas do governo para 2017.
Antes de instalar a sessão, Traiano concedeu uma entrevista coletiva onde destacou as medidas de transparência adotadas pela Assembleia, que permitem que os cidadãos e a imprensa tenham total acesso aos gastos da Casa e dos deputados. Ele lembrou que há cinco anos, as verbas dos deputados não são reajustadas e que a Assembleia Legislativa do Paraná devolve ao governo, anualmente, centenas de milhões economizados da parcela do Orçamento do Estado a que a Casa tem direito constitucional. "Somente em 2016 devolvemos um total de R$ 283 milhões", lembrou Traiano.
Na tribuna, Rossoni enfatizou realizações da administração Beto Richa e destacou a situação mais favorável vivida pelo Paraná em relação aos outros Estados. Ele atribuiu essa diferença a dois fatores principais – o programa de industrialização, que atraiu mais de R$ 40 bilhões em investimentos e ao ajuste fiscal, aprovado pela Assembleia, que impediu que o Paraná mergulhasse na crise e no endividamento terminal que atinge a maioria dos estados brasileiros.
Ao final da sessão, Traiano anunciou a distribuição do novo Regimento da Assembleia, confeccionado por uma equipe liderada pelo deputado Pedro Lupion (DEM). Um trabalho que vai adequar os procedimentos da Assembleia aos novos tempos. Uma cópia do novo Regimento foi entregue a todos os deputados.