O tratamento homeopático é uma das novidades ofertadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em Guarapuava. Segundo o secretário Stefan Negrão, o tratamento é oferecido há vários anos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas só agora o município conseguiu que o serviço fosse oferecido gratuitamente. “A Prefeitura de Guarapuava quer proporcionar os melhores tratamentos de saúde, dentro das nossas possibilidades, e a homeopatia é uma opção para fortalecer o quadro de atendimento”.
Desde setembro deste ano, o homeopata Marcelo Maravieski integra o quadro médico da Secretaria de Saúde, segundo informou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
Marcelo Maravieski, especialista em homeopatia, pela Associação Médica Homeopática do Paraná, e mestre em Saúde Pública. Segundo o especialista, a homeopatia trata o paciente como um todo, e não apenas a doença de forma isolada. “As doenças são consideradas como formas de expressão do organismo diante do desequilíbrio da energia vital e o papel da homeopatia seria reequilibrar este organismo com o emprego de substâncias medicamentosas de origem vegetal, animal ou mineral”.
O diagnóstico do paciente é minucioso. “O paciente chega com alergia e, além de extrair detalhes sobre isso, procuro saber sobre a vida, contexto social, familiar, trabalho, relacionamento, sono, apetite, ou seja, tudo para diagnosticar esse paciente e ajudá-lo como um todo”.
Um dos primeiros pacientes tratados pela Homeopatia, através da Secretaria de Saúde, foi Carlos Eduardo Wunsch França, 3 anos, que já apresentou melhoras nas crises respiratórias decorrentes da rinite alérgica. Segundo a mãe do menino, Aline Mara Wunsch, 24 anos, a ação do medicamento homeopático foi imediata. “O tratamento tem sido excelente. Nos primeiros dias, nós já percebemos os resultados. É muito bom ver que a Secretaria de Saúde está se esforçando para oferecer tratamentos gratuitos e de qualidade para a população”, afirma.
Foto/Assessoria de Imprensa Prefeitura