terça-feira, 8 de jul. de 2025
Guarapuava Segurança

Três policiais concluem estágio e se tornam operadores de Choque do 16º BPM

Os concluintes são o Aspirante Camargo, 2º Tenente França e o Soldado Guimarães após 88 dias de treinamento intensivo

Sd. Guimarães, 2º ten. França e aspirante Camargo (Foto: Divulgação/16º BPM)

Depois de 88 dias de treinamentos intensivos, três policiais militares do 16º Batalhão da Polícia Militar do Paraná concluíram o estágio de capacitação e foram oficialmente integrados ao Pelotão de Choque da unidade. A formação iniciou em 28 de março e envolveu 472 horas de atividades, entre instruções operacionais, habilitações e missões práticas.

Os concluintes são o 2º Tenente França, o Aspirante Camargo e o Soldado Guimarães. Eles agora passam a atuar como operadores de Choque. A função exige preparo físico, resistência psicológica e domínio técnico para operar em situações de distúrbio civil, crises e missões de alto risco.

Durante o estágio, os policiais foram submetidos a treinamentos rigorosos. Entre eles, o controle de tumultos, técnicas de defesa pessoal, uso de armamentos não letais e estratégias de atuação em ambiente urbano. Foram 290 horas de serviço operacional, 132 horas de instruções especializadas e 50 horas de habilitações específicas, de acordo com o 16º BPM.

Na última segunda (23), os três policiais foram recebidos pelos familiares e colegas em uma cerimônia já com a tradicional farda camuflada e o braçal do Choque.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.