22/08/2023

Tribunais federais voltam ao trabalho

Quem tem pendências junto aos tribunais federais pode ir colocando as "barbas de molho". Após o  recesso de mais de um mês, os tribunais superiores retomam o trabalho nesta sexta-feira (1º).  No Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura do ano judiciário está marcada para as 10 horas. O vice-presidente da República Michel Temer e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) participam da solenidade que será presidida pelo ministro Joaquim Barbosa.

Ele  já adiantou que, neste ano, dará prioridade ao julgamento de processos de repercussão geral, que têm grande relevância social, política ou econômica. Nesses casos, as decisões do Supremo são aplicadas em todas as ações semelhantes que correm em instâncias inferiores, desafogando a Justiça.

Já no Tribunal Superior do Trabalho, a sessão de abertura do ano judiciário aconteceu às 8h30. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa os trabalhos às 13 horas, tendo como prioridade o julgamento de recursos das eleições de 2012, envolvendo a Lei da Ficha Limpa. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) terá sessão a partir das 14 horas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo