22/08/2023
Brasil Política

TSE começa a apuração dos votos para presidente e 12 governadores

TSE começou a apurar votos logo após fechamento das urnas. A apuração pode ser conferida on-line pelo site do Tribunal

bolsonaro-e-lula

TSE começou a apurar votos logo após fechamento das urnas. População pode conferir o resultado pelo site do Tribunal (Foto: Montagem/Portal RSN)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já começou a apuração dos votos do segundo turno das eleições. A contabilização iniciou às 17h, deste domingo (30), no horário de Brasília. Daqui a poucas horas, o resultado mostrará o novo presidente do Brasil e 12 governadores, nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Diferentemente dos outros anos, o horário de votação em todo o Brasil foi unificado. Os eleitores das áreas sob o horário oficial de Brasília votaram das 8h às 17h. Esse horário vale para as Regiões Sul, Sudeste Nordeste, parte do Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal) e do Norte (Tocantins, Pará e Amapá).

Na página na internet, o TSE esclarece como se dá o processo de totalização. Quando a votação nas seções termina, ocorre a assinatura digital dos dados e a gravação em uma mídia de resultado. O boletim de urna (BU), além de assinado, é criptografado. Em seguida, as mídias de resultado passam para um local próprio para transmissão.

Quem quiser acompanhar em tempo real, clique aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.