Já está tudo pronto para a realização da 4ª. Olimpíada Rural no município de Turvo, a cerca de 36 quilômetros de Guarapuava. O evento, que já foi matéria especial no quadro do Fantástico apresentado por Mauricio Kubrusly, começa às 19 horas desta sexta feira nas dependências do CTG Rincão do Pinhal.
Um dos locais das provas
A programação é diversificada e para dar o tom das Olimpíadas o humorista Willmutt abre o evento às 19h30 de hoje, seguido por apresentação da Orquestra de Cordas (20 horas) e show com a dupla Dan e Demian (21h30).
Os jogos, que são as principais atrações do evento, começam na manhã deste sábado (31) e seguem até o domingo (1º.). Quem for vai se divertir com jogos próprios das Olimpíadas como: corrida saco, tiro ao lavo com bodoque, arremesso de espiga de milho no balaio, corrida de carrinho de mão, chinelão, pescaria, pega porco na lama. Os jogos começam às 13 horas e são precedidos por um ciclo de palestras com os mais de 300 participantes inscritos. Também haverá uma exposição com máquinas e implementos agrícolas.
Estrutura para os shows já está montada
Para quem deseja fazer negócios o domingo terá o I Leilão de Gado Leiteiro e Geral na Pista de Arremate da Associação de Produtores de Bovinos do Turvo. O dia prossegue animado com a continuidade dos jogos, a partir das 9 horas, como o pega frango, serrote americano para casais, corrida do porco, prova do debulho de milho à mão, revezamento 4 x 4 com espiga de milho, prova do fusca onde quem colocar mais pessoas no interior do veículos, com as portas fechadas, ganha a competição. O almoço terá a tradicional Costela de Dois Fogos. O evento se encerra às 18 horas com show da banda Poerão. Durante todos os dias as crianças terão acesso a brinquedos infláveis de graça.
Para o prefeito Marcos Seguro (PSD), as Olimpíadas Rurais do Turvo estão se constituindo numa atração estadual com projeção nacional. “Estamos recebendo muitos visitantes de outros municípios atraídos pelas belezas naturais e pelos eventos que estamos promovendo no município”. Ele cita como exemplo a Caminha da Natureza que percorre um percurso cortado por cachoeiras, mata nativa, igrejinhas, propriedades típicas da agricultura familiar.
“A Caminhada da Natureza já foi sucesso neste ano e agora vamos comemorar o sucesso de mais um evento”.