Aos poucos as famílias de Turvo que tiveram as casas atingidas pelo temporal na última sexta feira (24), estão conseguindo se reerguer. De acordo com o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, porém, ainda há falta de telhas. A necessidade total para cobrir as cerca de 1,3 mil residências danificadas é de 90 mil telhas. Destas, 14 mil já foram entregues e são doações de populares e da Defesa Civil.
“Os que tem mais recursos financeiros estão se virando, mas queremos entregar no mínimo mais 20 mil unidades para as pessoas que não possuem condições de comprar”, disse o prefeito ao Portal RSN na manhã desta segunda feira (27).
Segundo Jerônimo, mais de 950 famílias estão cadastradas somente na sede e outras mais de 200 nas localidades de interior. Dos prédios públicos, as escolas Elias Abrão, na sede, e Saudade Santa Anita, na localidade do mesmo nome, foram as mais danificadas. Por conta da situação de emergência, as aulas das redes municipal e estadual estão suspensas e ainda não há data para o retorno.
Posto de saúde, Prefeitura, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Escola Cila e Escola João Adolfo também foram danificados parcialmente.